|

Exército teme confusão de papéis





Exército adverte que não quer substituir as polícias

Comandante militar do Sul teme que medida faça população confundir missão das Forças Armadas

À espera de sanção presidencial, a lei que autoriza as Forças Armadas a realizarem prisões nas fronteiras levou uma inquietação ao Comando Militar do Sul. Comandante da unidade, o general Túlio Cherem, 60 anos, teme que a população confunda a missão do Exército a defesa do país contra inimigos externos com a ação das polícias a segurança interna. Mas admite que os militares farão detenções.

O projeto nos dá segurança jurídica para realizar prisões e apreensões, algo que não tínhamos antes analisa o general, que chefia 50 mil militares vinculados ao Comando Militar do Sul (CMS), unidade que engloba as tropas do Exército nos três Estados sulinos.

Cherem acredita que as mudanças são mais jurídicas do que práticas, mas promete: que ninguém se atreva a atacar quartéis, como já aconteceu no eixo Rio-São Paulo. O Exército irá atrás para recuperar o que é seu, adverte.

Ele admite também que reforço de contingente e armamento são esperanças das Forças Armadas, com essa nova missão recebida, de ampliar guarnição nas fronteiras. Para o Sul estão chegando blindados, devem ser comprados novos fuzis e, na parte da Força Aérea, Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), especiais para vigilância eletrônica.

O projeto que concede poder de polícia às Forças Armadas foi aprovado esta semana no Senado. Como a proposta partiu do governo federal, a sanção pelo presidente Lula é dada como certa.

Fonte: ZERO HORA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented