|

Educação a Distância é tema de palestra no CENIPA





O Professor Fredric Michael Litto, presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), ministrou, no dia 29 de junho, a palestra “Rumos da Educação a Distância” para o efetivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O objetivo foi abrir a discussão do assunto com os militares da Organização para avaliarem a possibilidade de implementar a Educação a Distância na formação de recursos humanos que atuam na Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos.

O Professor Litto, que recebeu o Prêmio Jabuti no ano passado com a obra Educação a Distância – O Estado da Arte, produzida em colaboração com Marcos Formiga, afirmou que a aprendizagem (termo preferível a ensino) deverá crescer até se tornar o quarto setor econômico mundial. Além disso, ressaltou que a aprendizagem deve ocorrer durante toda a vida do indivíduo, que terá a possibilidade de exercer cinco ou seis carreiras. “Aprendizagem não é como sarampo ou catapora, que se tem uma única vez”, comparou.

As principais mudanças do processo educacional identificadas no Ensino a Distância, segundo o Professor Litto, apontam o caráter ativo do aprendiz no processo educacional, a predominância do virtual no lugar do papel e a individualização do conteúdo em detrimento do ensino “igual para todos”. Além disso, o Ensino a Distância permite a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, o acesso global aos acervos de conhecimento, a educação continuada e o uso de tecnologias como satélite, video-aula, internet, video-conferência, telefonias convencional e móvel.
A sugestão do Professor, para uma instituição que queira oferecer aprendizagem a distância, como o CENIPA, é começar a usar as tecnologias da informação como complemento aos cursos presenciais.

Fonte: CENIPA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented