|

Copa de 2014 obriga Aeronáutica a aumentar controle do tráfego aéreo entre Rio e SP








Agência Brasil

Se depender dos investimentos que estão sendo realizados pela Aeronáutica para melhorar e aumentar a capacidade do controle aéreo, os aeroportos localizados entre o Rio de Janeiro e São Paulo estarão prontos para receber a Copa do Mundo de 2014. A afirmação foi feita na tarde de sexta-feira (16/07) pelo coronel aviador Frederico José Moretti da Silveira, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV) de São Paulo.

“Em relação a 2014, estamos preparados para controlar as aeronaves que cheguem ou que saíam para os eventos nessa área entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Com relação à infraestrutura aeroportuária, certamente a Infraero tem seus projetos para fazer frente a essa demanda de 2014”, disse o coronel.

A intenção do Serviço Regional de Proteção ao Voo é dobrar a capacidade do volume de tráfego aéreo nesse sistema. Se até março era possível controlar 30 aeronaves de forma simultânea em São Paulo, hoje se controlam 45 e objetivo é que até 2012 possam ser controladas 60 aeronaves ao mesmo tempo. No Rio, a expectativa também é de dobrar a capacidade.

No entanto, o coronel reconheceu que a infraestrutura atual dos aeroportos compreendidos nessa área ainda é insuficiente para abrigar a quantidade maior de voos projetada pela Aeronáutica. "Hoje, dia 16 de julho, [a infraestrutura dos aeroportos] não absorve 60 aeronaves simultaneamente."

Entre 2007 e 2010, a Aeronáutica já investiu cerca de R$ 150 milhões na modernização do controle aéreo dos voos compreendidos entre o Rio de Janeiro e São Paulo e outros R$ 150 milhões devem ser investidos até 2014. Entre esses investimentos estão a construção de uma nova torre no aeroporto de Congonhas (SP) que deve ser concluída no ano que vem, a implantação de um novo radar (o décimo segundo radar a ser implantado entre o RJ e SP) e a implantação, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, de uma nova categoria (a categoria III) de um sistema conhecido como ILS e que vai permitir que as aeronaves pousem no aeroporto mesmo em condições meteorológicas adversas.

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo é uma unidade ligada ao Comando da Aeronáutica e responsável pela segurança operacional dos voos compreendidos no eixo que une as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, englobando os aeroportos de Congonhas, Cumbica, Campo de Marte, Viracopos, Galeão e Santos Dumont, entre outros.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE, via NOTIMP

Foto: Andomenda




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented