|

FAB participa de exercício inédito no Chile





A cidade de Puerto Montt, no sul do Chile, sediou, entre os dias 17 e 20 de maio, uma conferência para planejar os detalhes finais da Operação Cooperación I, que acontecerá no país andino na primeira quinzena de outubro. Participaram desse evento 70 militares de 13 países americanos, sendo oito da Força Aérea Brasileira.

A Operação Cooperación I será o primeiro exercício multinacional do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) e pretende treinar essas diversas forças aéreas a realizar missões conjuntas de ajuda humanitária.

Cooperación I será um evento inédito no continente americano porque, ao reunir cerca de 300 militares e 30 aeronaves de países diferentes, pretende habilitar meios aéreos para apoiar qualquer nação americana que possa ser assolada por catástrofes.

O SICOFAA, por sua vez, é uma organização apolítica e de caráter voluntário que trabalha para promover e fortalecer os laços de amizade e apoio mútuo de seus participantes. Sediada em Washington, nos Estados Unidos, congrega 18 forças aéreas americanas.

Nas palavras de encerramento do encontro, o General chileno Luis Ili Salgado lembrou o trágico terremoto ocorrido no país, bem como ressaltou que as forças aéreas americanas devem estar permanentemente em alerta para as situações catastróficas. "A nossa obrigação é proporcionar algum alento à população que sofre, provendo uma ajuda eficaz e a tempo".

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented