|

Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos encerra plenária com 43 entidades-membro





A 53ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) teve a participação de 43 entidades-membro, um dos maiores números de votantes ao longo de 18 anos de existência do Comitê. Além de empresas, sindicatos aéreos e fabricantes de aeronaves, fazem parte do CNPAA os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) é quem coordena os trabalhos. A Sessão Plenária foi realizada nos dias 12 e 13 de maio.

O secretário do CNPAA e vice-chefe do CENIPA, Coronel Luiz Cláudio Magalhães Bastos, afirmou que "os dois dias de plenária ocorreram com fluidez e de modo harmônico, o que facilitou a definição dos aspectos relacionados com a prevenção de acidentes aeronáuticos na aviação brasileira". Nessa Sessão Plenária houve recorde no número de assuntos cobertos: em dois dias, com exceção das proposições regimentais, 11 temas foram debatidos. Por unanimidade, permaneceu com o CENIPA a coordenação das Comissões de Controle do Perigo Aviário no Brasil (CCPAB) e do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). As atas das Sessões Plenárias do CNPAA estão publicadas no site do CENIPA, www.cenipa.aer.mil.br, link CNPAA. A segunda Sessão Plenária de 2010 está marcada para o mês de novembro.

Entenda o que significam alguns dos assuntos deliberados pelo CNPAA

LOSA: Programa de Auditoria de Segurança nas Operações de Linha (LOSA - Line Operations Safety Audit)

O LOSA é uma ferramenta organizacional usada para identificar e minimizar riscos à segurança operacional e implementar maneiras de gerenciar o erro humano.

Para saber mais: http://www.icao.int/anb/humanfactors/LUX2005/Info-Note-5-Doc9803alltext.en.pdf

MOSA: Programa de Auditoria de Segurança Operacional na Manutenção (MOSA - Maintenance Operations Safety Audit)

O MOSA é um programa similar ao LOSA, porém aplicado na manutenção de aeronaves, voltado para a identificação, dentro do processo de serviços de manutenção, de riscos e/ou condições inseguras. O Programa se preocupa com o gerenciamento do serviço a ser executado, a adequação das ferramentas, dos manuais e equipamentos de apoio, as condições ambientais, os fatores humanos, as normas e os procedimentos.

FOQA: Programas de Garantia da Qualidade nas Operações de Voo (FOQA – Flight Operation Quality Assurance)

FOQA é um programa baseado nos dados de voo extraídos das aeronaves com o objetivo de reduzir ou eliminar riscos à segurança, assim como minimizar os desvios às regras de operação, conferindo a qualidade das ações frequentemente.

Para saber
mais: http://www.airweb.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgAdvisoryCircular.nsf/0/40c02fc39c1577b686256e8a005afb0a/$FILE/AC120-82.pdf

Fonte: CENIPA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented