|

América do Sul deve recuperar capacidade militar, diz Jobim





MONTEVIDÉU — A América do Sul deve recuperar sua capacidade militar para que possa dizer não quando for necessário, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta quinta-feira, depois de um encontro com seu colega uruguaio Luis Rosadilla, em Montevidéu.

Não há uma corrida armamentista. Há sim a capacidade, e isso é importante, do subcontinente sul-americano de ter uma estrutura de dissuasão para que possa dizer sim ao mundo quando quiser dizer sim (...), mas tenha também a possibilidade de dizer não ao mundo quando tiver a necessidade de dizer não. E isso só é possível com capacidade de dissuasão, afirmou.

É importante ter em conta que a América do Sul tem a maior reserva de água potável do mundo, e uma grande produção de energia e alimentos, declarou, depois de um encontro com Rosadilla que durou o dia todo, que incluiu a participação do presidente José Mujica e dos chefes das Forças Armadas de ambos os países.

O grande erro cometido pela América do Sul, incluindo o Brasil, foi ter comprado materiais bélicos no exterior, e não nos ter desenvolvido para ter autonomia e não ficarmos presos, disse.

Fonte: AFP, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented