|

Posto de Primeiros-Socorros do Aeroporto Internacional de Fortaleza é exemplo de qualidade







O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE), com seu Posto de Primeiros-Socorros (PPS), dá um exemplo de preparo e infraestrutura, com condições de atender a saúde dos passageiros com competência e rapidez.

No aeroporto, passageiros, tripulantes e usuários do terminal dispõem de uma equipe médica especializada, treinada e pronta para prestar socorro eficaz. O time é composto por sete médicos, um enfermeiro, oito auxiliares e um socorrista, que estão de prontidão 24 horas e dispõem de duas ambulâncias, uma delas com UTI móvel. Os equipamentos do posto são: bomba de infusão para aplicação de medicamentos, ventilador mecânico, desfibrilador, cilindro de oxigênio, macas retráteis e cadeiras de rodas desmontáveis para remoção de pacientes.

Além do material humano e das ferramentas à mão, o superintendente do Aeroporto de Fortaleza, Sérgio Fernandes Baltoré, explica que anualmente é realizada uma simulação para medir o tempo de socorro médico e avaliar o nível de qualidade do serviço. "Trabalhamos com um Corpo de Voluntários de Emergência que recebe treinamento especializado para lidar com várias situações. É um exercício com cerca de 100 pessoas, que mobiliza órgãos de controle de trânsito, serviços de emergência, hospitais, Corpo de Bombeiros, entre outros”, explicou.

Em 2009, foram feitos 2.514 atendimentos no Posto de Primeiros-Socorros do Aeroporto de Fortaleza, de paradas cardíacas a otite e edemas. "São comuns casos nos quais o passageiro precisa descer do voo para ser atendido e não pode seguir viagem. O atendimento precoce nos casos de parada cardíaca é fundamental, e ter o desfibrilador é mais importante ainda, porque garante mais tempo até o procedimento médico completo no hospital", destacou o médico e clínico-geral Osmar Figueiredo, que atende no PPS do aeroporto.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented