|

Embaixador dos EUA ainda acredita na Boeing





O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, demonstrou esperança quinta-feira de que a empresa americana Boeing ainda esteja no páreo para vender 36 aviões caças à Força Aérea Brasileira, apesar de todo o favoritismo da francesa Dassault. Segundo Shannon, os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Nelson Jobim (Defesa) negaram quinta-feira para ele que o governo brasileiro já tenha concluído o processo de escolha das aeronaves.

Ao receber as credenciais de embaixador das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a embaixada dos EUA no Brasil, Shannon aproveitou para defender a escolha do caça da Boeing. Segundo o embaixador, a aeronave americana F-18 Super Hornet tem qualidades que não devem ser ignoradas pelo governo brasileiro.

– O avião da Boeing é um produto bom e merece a atenção do governo brasileiro – afirmou o novo embaixador, antes de destacar que as supostas preocupação das autoridades brasileiras em relação a restrições, por parte dos americanos, à transferência de tecnologia, não se justificam. – Em termos de transferência de tecnologia, o governo dos Estados Unidos tomou uma decisão sem precedentes e isso mostra a confiança no Brasil. Estamos dispostos a tomar passos com o Brasil que no passado não poderíamos fazer.

O embaixador ressaltou, contudo, que a briga comercial pelas venda dos caças não vai influenciar a relação do governo dos EUA com o Brasil, ou mesmo com a França e a Suécia, países de origem das empresas que disputam a venda.

– É importante lembrar que França e Suécia são amigos e aliados. Esta é uma concorrência comercial que não vai afetar a relação entre os países – avisou o novo embaixador, lembrando, porém, que as negociações diplomáticas exigem “franqueza” de seus interlocutores. – Franqueza é algo bom na diplomacia e os dois países podem trabalhar para melhorar a franqueza. O Super Hornet é um grande caça.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented