|

Governo cria comitê para gerenciar aeroportos



Ideia é sanar mais rápido os problemas do dia a dia .

NATUZA NERY .

O governo federal instituirá, a partir de hoje, uma comissão para gerenciar os principais aeroportos do país. O objetivo é melhorar a gestão e tentar resolver problemas que afetam o dia a dia dos usuários em tempo real.

A autoridade aeroportuária funcionará como uma espécie de "síndico" nos aeroportos de Congonhas e Cumbica (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Confins (MG) e Brasília, estratégicos para a aviação comercial brasileira.


A Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), instância máxima vinculada à Secretaria de aviação Civil, foi criada por um decreto publicado hoje no "Diário Oficial".

O órgão subordinará Anac (Agência Nacional de aviação Civil), Infraero (estatal que administra os aeroportos), Receita Federal e Polícia Federal, entre outros.

Assim, terá poderes, por exemplo, de determinar o uso de balcões e áreas de check-in de uma empresa para ajudar a diminuir filas e desobstruir o aeroporto. Também irá disciplinar a ocupação de salas de embarque e monitorar a agilidade em esteiras de bagagens.

Hoje, esses órgãos muitas vezes não se comunicam entre si, daí a iniciativa de instituir um comando único. A ideia é ter a participação das empresas aéreas.

Em Brasília, foi criada uma espécie de sala de situação para testar o modelo, com integrantes de cada um dos agentes aeroportuários atuando 24 horas por dia.

Enquanto lança opções para melhorar o atendimento nos aeroportos, a equipe da presidente Dilma Rousseff prepara o modelo de concessão para Viracopos (Campinas), Cumbica e Brasília.

O ministro da Secretaria de aviação Civil, Wagner Bittencourt, pretende lançar os editais em dezembro.

Fonte: / NOTIMP

Foto: Andomenda








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented