|

FX-2: Suecos prometem transferência total de tecnologia na venda de caças


Marcos Magalhães .

Com a promessa de transferência total de tecnologia para o Brasil, representantes da empresa Saab e do governo da Suécia defenderam nesta quinta-feira (11), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a escolha pelo Brasil dos caças Gripen Next Generation (NG) para o reequipamento da Força Aérea Brasileira. Representantes dos Estados Unidos e da França, países que também oferecem aviões ao Brasil, serão ouvidos nas próximas semanas pela comissão.

Imagem

Segundo o diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Jáner, o modelo de cooperação proposto pela Suécia inclui uma "parceira igual" entre a Saab e a Embraer, aí incluída propriedade intelectual compartilhada dos projetos do avião e exportações a partir do Brasil para mercados como o da América do Sul. Ele informou ainda que o pacote prevê 100% de financiamento de 15 anos para a compra das 36 aeronaves a serem adquiridas pelo governo brasileiro, com o primeiro pagamento após a entrega da última aeronave.

O diretor-estratégico da Saab, Dan Jangblad, previu que a sua empresa e a Embraer poderão "vender juntas" os aviões a serem produzidos pelas duas nos próximos anos. Os juros para a venda dos Gripen serão de aproximadamente 4,5% ao ano, segundo o diretor, que também ressaltou a parceria com o Brasil no projeto do novo caça.

- Se o Brasil selecionar o Gripen, vamos ter um filho juntos - afirmou.

Durante o debate, o senador Delcidio Amaral (PT-MS) considerou o Gripen como "o melhor projeto do ponto de vista de transferência tecnológica". A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou o fato de que pela primeira vez a Suécia promoveria transferência total de tecnologia de defesa a outro país. Por sua vez, o senador Blairo Maggi (PR-MT), que presidiu a reunião, afirmou que a transferência de tecnologia proposta "será de extrema importância para o desenvolvimento futuro da nossa aeronáutica".

Subcomissão de Reequipamento

Pouco antes da audiência com os representantes suecos, foi instalada a Subcomissão Permanente para Modernização e Reequipamento das Forças Armadas, vinculada à CRE. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) foi eleito presidente da subcomissão, durante reunião presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O vice-presidente da subcomissão será o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Fonte: Agencia Senado / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented