|

Software desenvolvido pela Infraero auxilia na coordenação do pátio de aeronaves

http://www.infraero.gov.br/components/com_fpss/images/CGA_GIG_270711.jpg

Auxiliar as atividades realizadas pelos operadores do Centro de Operações Aeroportuárias (COA) na alocação diária de aeronaves nas posições de pátio e estadia do aeroporto é o objetivo do software Controle de Alocação de Recursos (CAR). A ferramenta foi desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação da Infraero da Superintendência Regional Rio de Janeiro e utilizada em todos os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), já instalados nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont e Galeão (RJ).

O software oferece a visão gráfica da ocupação efetiva e planejada das posições do pátio de aeronaves, com atualizações constantes. “A intenção é que essa interface gráfica dê maior agilidade ao planejamento e execução das alocações em todos os aeroportos da Rede Infraero”, afirmou o superintendente da Regional Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva.

Centro de Gerenciamento Aeroportuário

Os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) foram criados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e têm a função de acompanhar a movimentação do aeroporto onde está instalado, além de garantir a eficiência e a agilidade no fluxo de passageiros e de aeronaves. Para isso, todos os órgãos do setor aéreo brasileiro estão representados no centro, cada um contribuindo para a otimização das operações aeroportuárias. Além da Infraero, integram o CGA a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas.

Atualmente a Infraero está coordenando a instalação de unidades do CGA em vários aeroportos administrados pela empresa. Além dos cinco aeroportos citados, em agosto será a vez do Aeroporto de Congonhas (SP) e, em setembro, dos aeroportos de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented