|

Aéreas têm projeto para ampliar pousos em Cumbica



Alberto Komatsu .

Diante das deficiências de infraestrutura aeroportuária, companhias aéreas, Infraero e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) preparam um plano para ampliar em até 20% a capacidade de pousos e decolagens de aeroportos movimentados, só com procedimentos operacionais.

O primeiro teste será realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), que registra atualmente média de 30 pousos e decolagens por hora. O diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Ronaldo Jenkins, diz que a ideia é reduzir a distância entre um avião que está pousando e outro em aproximação para o pouso.

A distância em Cumbica, segundo Jenkins, varia de 8 a 5 milhas náuticas (4,6 mil e 9,1 mil metros, respectivamente). A meta é alcançar a média de aeroportos como o de Heathrow (Londres), de 2,5 (4,5 mil metros) a 5 milhas náuticas.

O Snea esteve semana passada em Londres para conhecer a experiência de Heathrow. Assim como Cumbica, o aeroporto londrino não comporta uma terceira pista e será o principal acesso para a Olimpíada de 2012. Cumbica é a maior porta de entrada para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

"O objetivo é o de essa medida se tornar um procedimento padrão operacional das empresas aéreas", diz Jenkins, também especialista em segurança aeronáutica. Segundo ele, o plano será apresentado às empresas até setembro, com a meta de entrar em prática até o fim do ano. Isso significa treinar os pilotos para a nova distância.

"Deve haver um trabalho conjunto entre as empresas, a Infraero e o controle do tráfego aéreo para garantir a segurança do passageiro", diz Jenkins. Segundo ele, a melhor forma de reduzir o tempo de uma aeronave na pista principal, assim que ela pousa, é a utilização das chamadas saídas rápidas.

São curvas de 45 graus que liberam a pista de pouso com mais rapidez para o pouso seguinte e dão acesso ao pátio de aeronaves. A pista principal de Cumbica tem atualmente uma saída rápida. A auxiliar conta com duas. A Infraero informa que estão previstas mais três saídas rápidas, sendo duas na auxiliar (a mais utilizada para pousos) e uma na principal.

Essas obras tiveram início em junho, com conclusão prevista para dezembro de 2012. O investimento é de R$ 70 milhões, parte da Infraero e parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: / NOTIMP

Foto: Andomenda









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented