|

Equipe Falcões leva FAB à posição de destaque no paraquedismo



O paraquedismo da Força Aérea Brasileira (FAB), representado pela equipe de salto livre FALCÕES, continua marcando presença no cenário desportivo nacional na modalidade. Desta vez foi no Campeonato Brasileiro de Precisão na Aterragem em Grupo (PAG), pomovido Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq) entre os dias 13 e 15 de maio no aeródromo municipal da cidade de Resende (RJ). Os Falcões, representando a Aeronáutica, conquistaram a segunda posição no torneio.

A Precisão na Aterragem em Grupo consiste no salto da aeronave de uma equipe de cinco paraquedistas, de uma altura de 3600 pés (cerca de 1,2 mil metros ), com o objetivo de atingir, individualmente, com um dos calcanhares, um alvo no solo, de dois centímetros de diâmetro. Todos os procedimentos são realizados pela equipe com o velame aberto, demonstrando o controle do equipamento e a destreza em se infiltrar em áreas restritas, não podendo dispersar-se e devendo reagrupar-se com velocidade e prontidão. Essa modalidade desportiva simula a utilização do profissional militar, com o emprego de manobras de extrema técnica e arrojo, com o pouso de um grupo em uma área extremamente restrita para o emprego militar, proporcionando rapidez e segurança para o combate ou, ainda, ocasião em que é mais utilizada para o salvamento de vidas humanas, com equipamentos para socorro imediato até a chegada do auxílio médico necessário.

A disputa foi muito acirrada e as condições meteorológicas por vezes dificultaram a realização da prova, com nuvens baixas, ventos fortes e instabilidade atmosférica nas operações de pouso das equipes. Os Falcões, desde a primeira rodada, assumiram a segunda posição, acompanhando a equipe “CDMB 1”, composta pelos militares que estão sendo treinados há mais de dois anos para representar o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares, em julho.

Os Falcões é uma das equipes desportivas da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sendo por ela apoiada no seu desenvolvimento e evolução nos treinamentos e competições. É composta individualmente por militares das mais diversas Unidades Operacionais da FAB, os quais treinam nos intervalos de suas atividades profissionais, para representar a Aeronáutica nos quatro cantos do Brasil e também no exterior.

“O ano de 2011 está sendo muito difícil para todos nós em todos os níveis. Com isso, é indispensável agradecer, não só o empenho dos atletas, mas também o incentivo e compreensão dos comandantes, chefes, companheiros e de todos aqueles que de alguma forma ajudaram a concretização dos planejamentos, de treinamentos e de competições da Equipe Falcões. Nós reconhecemos o apoio recebido e prometemos nos dedicar ainda mais para representar cada vez melhor a Aeronáutica em todas as oportunidades.”, afirmou o capitão da Equipe Falcões.

Fonte: Falcões








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented