|

Tumulto e atrasos no Salgado Filho

Segurança foi acionada para controlar confusão em balcão de check-in .

O início da manhã com nevoeiro provocou uma sequência de atrasos no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. No final da noite de ontem, o terminal registrava 53,3% de voos com decolagem 30 minutos além da hora programada.

Com filas se entrecruzando no saguão de check-in e demora para a passagem pelo raio X, os passageiros também não encontravam poltronas para sentar nas salas de embarque. No final da tarde, uma discussão entre o acompanhante de um passageiro e um segurança provocou confusão no balcão de check-in da Gol.

O acompanhante de um passageiro teria reclamado do atraso em um voo e agido de forma ríspida com um funcionário da companhia. A segurança foi acionada, e teria ocorrido empurra-empurra seguido de tumulto. O saguão do aeroporto estava lotado no fim da tarde, e os passageiros não conseguiam distinguir onde começavam as filas.

O superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, nega que um integrante da equipe de segurança do Salgado Filho tenha tido atitudes violentas ao tentar controlar a situação no embarque:

Foi um incidente isolado e rapidamente controlado. Não houve agressão ou maiores problemas. Tivemos uma situação pontual, que já estava controlada quando cheguei.

Segundo Herdina, as imagens das câmeras do circuito interno de vídeo serão analisadas para esclarecer o que ocorreu:

– Vamos averiguar. Se for o caso de conduta inapropriada, pediremos o afastamento do vigilante.

Para o superintendente do aeroporto, o dia foi marcado por uma grande circulação de passageiros:

– Os passageiros em conexões não conseguiram fácil realocação em outros voos, que tinham plena ocupação. Isso interfere nos ânimos.

A Gol informa que a suspensão temporária de operações aéreas nos aeroportos de Porto Alegre, Marabá (PA) e Teresina (PI) por condições meteorológicas adversas geraram impacto em sua pontualidade. Para atender os clientes, a companhia promoveu ajustes na malha aérea. Segundo a empresa, nenhum funcionário sofreu qualquer tipo de agressão no aeroporto. Até as 23h, a companhia tinha o maior percentual de atrasos, com 45,6%. A Avianca estava em segundo, com 23,3%.

Promessa de trens do aeromóvel até outubro

Trensurb deve realizar viagens experimentais a partir de janeiro de 2012

Os dois trens do aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Salgado Filho, na Capital, estarão prontos até outubro. É o que garante a Trensurb, ao anunciar que a empresa T’Trans, vencedora de uma licitação de R$ 2,8 milhões, começará a construir os veículos sobre trilhos – um com capacidade para 150 lugares e outro para 300 – nos próximos dias.

O aeromóvel vai preencher uma lacuna na ligação entre o aeroporto, o trensurb e linhas de ônibus. No momento, van e ônibus da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), gratuitos, fazem o percurso entre os terminais 1 e 2 do Salgado Filho. Há ainda sete linhas de ônibus regulares que passam pelo aeroporto. Para vencer um quilômetro de percurso – acima do nível do chão, livre do trânsito pesado da área e praticamente sem poluir o ambiente – estima-se que o aeromóvel demore 90 segundos com passageiros a bordo.

– É mais um passo na realização dessa obra, que será importante durante a Copa do Mundo, e para auxiliar os acessos aeroviários. Vamos reduzir uma das grandes dificuldades de quem viaja, que é justamente chegar e sair dos aeroportos – diz Sidemar Francisco da Silva, gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb.

A previsão é de que as primeiras viagens do aeromóvel, em caráter experimental, sejam realizadas em janeiro do próximo ano. O investimento total é de R$ 29,9 milhões.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented