|

Empresa de avião que caiu em Manaus teve quatro acidentes desde 2002

Desde 2002, houve quatro acidentes graves envolvendo aviões da empresa Aeronaves, incuindo o de ontem, que matou o dono da companhia, Antônio Picão Neto, sua esposa, seu filho de 12 anos e mais quatro pessoas. Há indícios de falha mecânica, mas apenas uma investigação do Serviço de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) podera dizer as causas da queda.

Antes do acidente de ontem, outro bimotor Seneca da empresa caiu em cima de uma casa em construção em Manaus, ferindo piloto e passageiro. Em 2003, outro avião semelhante caiu durante um voo de inspeção, ferindo o piloto gravemente. Já em 2002, um bimotor Minuano caiu na selva, matando o piloto e o passageiro, cujos corpos levaram dois meses para ser encontrados. Todos os acidentes anteiores aos de ontem foram causados por falhas mecânicas.

O Seneca acidentado ontem caiu de bico entre as cabeceiras 10 e 28 do Aeroporto eduardo Gomes. O destino da viagem era a cidade de Santarém.

Avião caiu de bico entre as cabeceiras da pista do aeroporto de ManausA Amazonaves atua no segmento de Táxi Aéreo na Amazônia deste a década de 90 e tem sua sede em no município de Tefé (AM).

Empresário foi investigado

O empresário Antônio Picão Neto chegou a ser preso pela Polícia federal em 2007, durante a Operação Metástase, que investigava um suposto esquema de fraudes em licitações na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) de Roraima para contratação de serviços de táxi-aéreo. Na época, o empresário e seu sócio, Geraldo Luiz Picão, foram detidos por suspeita de envolvimento no caso.

Fonte: JORNAL DO BRASIL / NOTIMP

---

Segundo comandante do Seripa 7, técnicos da aeronáutica irão acompanhar desmontagem do motor em busca de falhas que possam ter causado queda

Márcio Azevedo

Os dois motores e hélices do avião Seneca prefixo PT-EFS que caiu na tarde quinta-feira (21) no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, irão ser enviados para São Paulo até o final da próxima semana como garantiu o comandante do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), tenente-coronel Carlos Frederico Shonhardt.

Segundo o oficial, os destroços da aeronave já foram recolhidos do local do acidente e estão na sede do Seripa 7, no Tarumã, Zona Oeste.

“Até o fim da semana que vem vamos transportar os motores e hélices para uma fábrica de São Paulo. Devemos enviar entre seis e dez pessoas para acompanhar a desmontagem do motor. Serão enviados engenheiros aeronáuticos e técnicos na área”, explicou Shonhardt.

Na capital paulista, explicou o comandante do Seripa 7, o motor será desmontado passo a passo para tentar descobrir se houve algum problema no motor. “Meu relatório inicial do acidente será expedido para o Cenipa em 30 dias”, prometeu o oficial.

Segundo o oficial de sobreaviso no Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), coronel Matos, o Seripa 7 tem até um ano para realizar o relatório preliminar sobre o acidente com o Seneca PT-EFS.

Assim que ficar pronto, o relatório preliminar é enviado para o Cenipa, que fica responsável em elaborar o relatório final sobre as causas do acidente que vitimou sete pessoas e um cachorro.

Seduc

Há quase um ano, no dia 12 de maio de 2010, outro avião modelo Seneca, prefixo PT-EUJ, da empresa CTA que estava fretado para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) caiu na Zona Leste de Manaus matando todas as seis pessoas a bordo.

O relatório preliminar do Seripa 7 sobre esse acidente foi concluído em quatro meses, segundo informou o tenente-coronel Shonhardt. “Agora estamos aguardando o relatório final que será emitido pelo Senipa”, disse o comandante do Seripa 7 sem dar mais detalhes sobre as causas do acidente.

Shonhardt também não quis fazer comparações em relação a possíveis motivos da queda do Seneca que caiu nesta quinta-feira com o fretado pela Seduc em 2010.

Milton Arantes disse que é prematuro sugerir hipóteses sobre queda. Ele afirmou que avião tinha autorização para voar com sete a bordo, mas registro na Anac aponta apenas cinco

Registro da aeronave PT-EFS na Anac diz que ela tinha capacidade para cinco pessoas (Reprodução/Internet)

O presidente da Associação Brasileira de Táxi Aéreo (ABTAER), Milton Arantes Costa, está em Manaus para o velório do dono da empresa Amazonaves, Antônio Picão, e se posicionou contrário a todos os comentários sobre as possíveis causas da queda do Seneca prefixo PT-EFS, que se acidentou na tarde de quinta-feira (21) no aeroporto Eduardo Gomes.

“O que podemos afirmar com convicção é que a aeronave não tinha reporte de pane, ela tinha certificação para sete pessoas a bordo. O Seripa irá fazer a investigação para dizer as causas do acidente. Nesse momento qualquer coisa que se fale a mais é especulação e irresponsabilidade”, opinou Arantes.

O presidente da ABTAER esclareceu que o Seneca acidentado não pertencia a frota da empresa Amazonaves. “O avião era privado e particular do Picão, não era da frota da Amazonaves e estava adequado ao vôo”, disse. No entanto, a própria foto do avião acidentado mostra a logomarca da empresa em sua cauda.

Outra contradição nas informações sustentadas pelo presidente da ABTAER é em relação a capacidade de pessoas que poderiam voar na aeronave. Mesmo dizendo que ela estava homologada para sete passageiros, o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) do Seneca PT-EFS mostra, segundo consulta a página da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na internet, que o avião tinha permissão para voar com apenas cinco pessoas.

Seripa

O comandante do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), tenente-coronel Carlos Frederico Schonhardt, explicou que apesar de as informações do RAB da aeronave acidentada constar que ela só podia transportar cinco pessoas (contando com tripulantes), pode ter havido alguma modificação nesse registro sem que tenha sido atualizado no site da Anac.

"O site da Anac não é 100% atualizado. Essa homologação pode ter sido modificada, mas só vamos saber disso na segunda-feira (25), pois os documentos do avião já foram recolhidos e encaminhados para o Seripa. Mas há sim a possibilidade desse avião poder levar sete passageiros", disse Schonhardt.

Fonte: A CRÍTICA / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented