|

Guaranys deve comandar Anac







Assessor da Casa Civil é o nome mais cotado a poucos dias da saída de Solange Vieira da Presidência da agência reguladora.

Gustavo Henrique Braga.

A menos de 15 dias da despedida de Solange Vieira da Presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o nome do atual assessor da Secretaria de Infraestrutura da Casa Civil, Marcelo Guaranys, ganha força como provável sucessor ao cargo. O mandato da atual titular se encerra no próximo dia 17 e ela já manifestou que deixará a agência reguladora com o objetivo de ter mais tempo para a vida pessoal. Desde o último dia 28, a Anac está sob o comando do diretor Cláudio Passos, nomeado por Solange para substituí-la durante as férias.

Assim como o mandato de Solange, o de Cláudio Passos termina este mês, mas é provável que ele seja reconduzido ao cargo de diretor para que Guaranys assuma o posto. A atual presidente da agência passou três anos e meio à frente da Anac e pretende voltar para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), onde é funcionária de carreira. Ela chegou à agência no auge da crise aérea, com a missão de estabelecer padrões de pontualidade e qualidade ao setor. Solange deixa o cargo com a fama de ter combatido o aparelhamento político da agência reguladora bem como de ter aplicado uma visão mais moderna à aviação civil.

Concorrência

A despedida de Solange está marcada para 15 de março no Iate Clube de Brasília. Os colegas e amigos vão bancar a festa, que custará cerca de R$ 100 por pessoa. Procurada pelo Correio a Casa Civil informou que o atual assessor do órgão Marcelo Guaranys não se pronunciará sobre o assunto, já que ainda não há confirmação oficial de nomes. Por enquanto, a Anac também não fala sobre o futuro presidente. Os rumores, entretanto,
são de que o principal concorrente de Guaranys é o diplomata Marcio Fortes, ex-ministro das Cidades.

Marcelo Guaranys tem 33 anos e é economista formado na Universidade de Brasília (UnB), com especializações em direito na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na UnB. Durante a carreira, atuou como diretor da Anac — indicado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, a exemplo de Solange Vieira antes de presidir o órgão. Trabalhou ainda na Secretaria de Acompanhamento Econômico (SAE) do Ministério da Fazenda, nos postos de assessor, coordenador-geral de transportes e logística além de coordenador-geral de serviços de infraestrutura.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented