|

Exercício simula acidente no aeroporto Internacional Afonso Pena

Um acidente aéreo requer atendimento rápido. E quando há múltiplas vítimas, um Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) precisa atuar de forma ágil e especializada para socorrer sobreviventes. Por isso, todos os anos a Infraero prepara cerca de 100 novos voluntários, que recebem instrução para prestar os primeiros socorros num acidente aeronáutico, até que equipes médicas cheguem ao local do evento. Após uma semana de aprendizagem teórica e prática, o grupo participa de um exercício simulado, quando aplicam os conhecimentos sobre atendimentos médicos de emergência, funcionamento da cadeia de sobrevivência e biossegurança.

O Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac) foi realizado dia 25, à tarde, com a simulação de um acidente com aeronave, no Aeroporto Internacional Afonso Pena/Curitiba (PR). "O objetivo do treinamento é aferir o Plano de Emergência do aeroporto, formando o Corpo de Voluntários de Emergência – preparado pelo Samu – que está capacitado para prestar o primeiro atendimento. É uma ação integrada entre os setores de tráfego e emergência da Infraero. Estamos atendendo à legislação internacional", declara o Superintendente da Infraero, Antonio Pallu.

Este é um treinamento padronizado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Nesta edição, foram 80 inscritos, os quais pertencem à comunidade aeroportuária. Os instrutores atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para exercitar os bombeiros do aeroporto, 3 mil litros de óleo diesel foram incendiados e 5 caminhões contraincêndio da Infraero, equipados com água e líquido gerador de espuma (LGE), entraram em ação. Ambulâncias da Infraero, Samu e Autopista Litoral Sul ficaram a postos para o transporte de “sobreviventes”. O helicóptero da Polícia Rodoviária Federal também atuou no exercício.

Alunos de uma escola privada de Curitiba, que prepara socorristas, além de funcionários da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais fizeram-se passar por vítimas, com diferentes sintomas e "ferimentos". Foram 40 voluntários atendidos pelos "ceveanos", como são chamados os integrantes do CVE. Como observadores, além de convidados, aproximadamente 70 alunos de cursos de formação de comissários de bordo.

Participaram do exercício: empregados da Infraero; integrantes da comunidade aeroportuária; Cindacta II; Binfa; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Paraná; 6° Grupamento de Bombeiros; Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais; Siate e Samu de São José dos Pinhais e de Curitiba; Guarda Municipal de São José dos Pinhais; Defesa Civil.

Programa do treinamento durante a semana: cadeia de sobrevivência; biossegurança; controle de hemorragia; atendimento inicial a vítima de trauma; materiais e equipamentos de APH; imobilização e transporte; queimaduras; animais peçonhentos; atendimento a múltiplas vítimas (Amuv).

Fonte: PARANASHOP.COM.BR / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented