|

Em parceria com Fundação Getúlio Vargas, CENIPA forma tutores para ensino a distância






O primeiro passo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na implantação do Ensino a Distância (EAD) foi concretizado na segunda-feira (28/2), com a Aula Inaugural do Curso de Formação de Tutores. Trinta militares do CENIPA, Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), Instituto de Medicina Aeroespacial e Hospital da Força Aérea de Recife serão formados professores tutores pela FGV Online, programa de Ensino a Distância parceiro do CENIPA. A partir da conclusão da formação tutorial, esses militares da FAB estarão aptos a orientar os alunos matriculados nos cursos a distância oferecidos pelo CENIPA e farão parte do corpo de professores tutores da FGV Online.

O Curso de Formação de Tutores é realizado na modalidade a distância e tem a duração de três meses. A única atividade presencial foi a aula inaugural, cuja abertura foi realizada pelo Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Pompeu Brasil, e contou com a presença do Chefe da 6ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Aviador Carlos Alberto da Conceição, do Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Coronel Aviador Marcelo Kanitz Damasceno e da Coordenadora de Tutoria da FGV Online, professora Maristela Rivera.

O primeiro curso a distância a ser oferecido pelo CENIPA será o Curso Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CBPAA). Para isso, além de formar os tutores, a FGV Online fará a adaptação do conteúdo presencial para o ambiente virtual.

O público-alvo dos cursos do CENIPA está disperso no território brasileiro. O deslocamento e o afastamento da OM de origem, além de despesa, podem causar impacto na operacionalidade das unidades. Além disso, o CENIPA, ao disponibilizar cursos e vagas, destina esforços a uma atividade que não sua atribuição primária. “Essa realidade mostra que o Ensino a Distância é mais do que uma resposta às nossas necessidades, é uma solução perfeitamente adequada às nossas características”, afirma o Brigadeiro-do-Ar Pompeu Brasil.

Como benefícios do Ensino a Distância, o Chefe do CENIPA vislumbra “oferta de ampla variedade de cursos com alta qualidade pedagógica a um maior número de profissionais; material didático produzido por especialistas e continuamente atualizado; alunos com flexibilidade e comodidade para realizar cursos em casa, no trabalho ou em viagens; Elos bem formados, pelo fato de o aluno do curso a distância ser o gestor da aquisição do próprio conhecimento, interessado somente no aprimoramento pessoal”.

No vídeo de boas-vindas aos alunos do Curso de Formação de Tutores, o diretor-executivo da FGV On Line, professor Stavros Xanthopoylos, afirma que, “a partir de agora, o CENIPA será referência não só na investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, mas também na Educação a Distância”. Já o professor João Batista Diniz Leite, na palestra “Desafios educacionais e as novas gerações: breve relato de experiências”, afirmou que a “Educação a Distância significa democratização do conhecimento”.

No caso específico do CENIPA, o ensino presencial será mantido nos cursos em que for indispensável, como na formação de investigadores, em que é preciso praticar, por exemplo, atividades de Ação Inicial no Laboratório de Destroços.















Fonte: CENIPA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented