|

Concursos: Prazo maior para nomeação de aprovados

Diante do corte de verbas que interrompeu processos seletivos, ministérios e empresas públicas esticam a validade de provas .

Cristiane Bonfanti .

Com a suspensão de concursos públicos e de nomeações nos governos federal e distrital, devido ao arrocho fiscal, vários órgãos estão lançando mão de uma possibilidade prevista em edital para ganhar tempo e conseguir repor o quadro de funcionários. Na esperança de uma reavaliação do aperto, estão prorrogando ao máximo a validade dos certames. Da semana passada para cá, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Hospital das Forças Armadas (HFA) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estenderam o prazo em que os candidatos podem ser nomeados. Mesmo estando fora do corte de verbas públicas, o Banco do Brasil também recorreu ao expediente.

No Ministério do Trabalho, o concurso aberto em 2009 para selecionar 234 auditores fiscais teve seu prazo dilatado por oito meses, a contar de 1º de março último. Já o processo seletivo para os cargos de agente administrativo, administrador e economista, que expiraria no dia 20, foi prorrogado por dois anos.

Julian Barros, professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus, explicou que a prorrogação da validade dos concursos é a melhor opção para se garantir a reposição do quadro, quando há aprovados além do número de vagas efetivas oferecidas em edital. “Quando houver necessidade, o órgão tem a alternativa de convocar esses candidatos”, afirmou. “Realmente, a extensão dos prazos é uma forma de se conseguir preencher postos abertos, por exemplo, por aposentadorias e demissões. Enquanto isso, os alunos precisam aproveitar o tempo para se dedicar aos estudos”, observou a coordenadora do IMP Cursos, Taís Lira.

Esperança

Quem fez o concurso do Hospital das Forças Armadas (HFA) em 2008 deve manter a esperança. A unidade prorrogou por dois anos a validade do certame que ofereceu 1.314 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior no D F. A vigência do edital se encerraria em abril. Organizada pelo Instituto Cetro, a seleção abriu 446 vagas de médico e 193 para as áreas de enfermagem, farmácia, física, serviço social, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. As outras 675 oportunidades foram para nível médio. As remunerações variaram de R$ 2 mil a R$ 3.350.

A Caesb prorrogou por um ano a validade do concurso para os cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A vigência do certame se encerraria em 31 de março, mas o órgão considerou necessário convocar mais aprovados. Organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp), o processo seletivo ofereceu 49 vagas e formação de cadastro de reserva para os postos de agente e técnico. Até o momento, 88 concursados foram convocados para assumir cargos de nível superior, 83 para funções de nível médio, 78 para ocupações de nível fundamental e 66 para técnicos. Já o Banco do Brasil anunciou a prorrogação por um ano dos concursos para cadastro de reserva de escriturários realizados no ano passado, para os estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pará. Mais de 215 mil pessoas se inscreveram nas seleções.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented