|

TAM seleciona projetos socioambientais para apoiar em 2011









Companhia escolheu oito iniciativas em diversas regiões brasileiras

São Paulo, fevereiro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas selecionou oito projetos socioambientais, de diversas regiões brasileiras, para apoiar durante este ano, como parte de suas ações planejadas no âmbito de responsabilidade social corporativa. A companhia havia recebido 60 propostas para análise.

“As ações socioambientais realizadas por esses projetos estão de acordo com o que entendemos como estratégico para a companhia e fundamental para o planeta: o desenvolvimento do turismo sustentável e a conservação do meio ambiente”, explica Claudio Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento da TAM.

Conheça os trabalhos desenvolvidos pelas ONGs selecionadas:

Ecoturismo Comunitário na Amazônia
Organizado pela instituição Saúde & Alegria (PSA) e implantado em Santarém (PA), o projeto tem como objetivo instalar uma estrutura receptiva, dotada de um sistema solar fotovoltaico para geração de energia, na comunidade de Atodí. Essa estrutura vai hospedar e oferecer alimentação para grupos de 15 a 20 visitantes, que chegam em pequenos barcos ou lanchas rápidas, o que pode gerar uma renda mais significativa para a comunidade.

Embarque nas Trilhas da Caatinga
Implantado na Reserva natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús, no Ceará, a Associação Caatinga quer desenvolver o turismo sustentável na região, por meio da formação de condutores de trilhas (guias de ecoturismo) e do desenvolvimento de receptivos nas comunidades locais. Trinta jovens serão capacitados para atuar como guias. Além disso, será possível potencializar grupos comunitários do entorno da RNSA para que os moradores possam oferecer produtos e serviços sustentáveis aos visitantes, o que vai melhorar a renda familiar dos envolvidos.

Acolhida na Colônia
De associação de mesmo nome, com sede em Santa Rosa de Lima (SC), a iniciativa tem o objetivo de melhorar os produtos e os serviços oferecidos por 140 famílias de agricultores associadas à entidade, diversificando a oferta do turismo pedagógico (para escolas e outros projetos de base comunitária), da gastronomia e do trabalho de promoção regional. O aumento do fluxo de visitantes motivará os agricultores a continuar no projeto e a fazer novos investimentos.

Ecoturismo de Base Comunitária na APA de Guaraqueçaba
Organizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS, em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, a finalidade do projeto é estruturar a venda de pacotes da cooperativa de turismo de base comunitária na Área de Proteção Ambiental do município.

Oh... linda cidade para o turismo sustentável
O trabalho realizado há 25 anos pelo Clube de Mães Risoleta Neves é preparar mulheres para o mercado de trabalho em estabelecimentos do trade turístico de Olinda e Recife, como hotéis e restaurantes, por meio de cursos de gastronomia regional e para a formação de camareiras..

Estrelas-do-Mar
O projeto organizado pelo Instituto Ilhas do Brasil, que será desenvolvido em Vitória (ES), Angra dos Reis (RJ), Aracaju (SE) e Ilhéus (BA), tem como objetivo desenvolver o protagonismo de crianças e o empreendedorismo de jovens de comunidades de pesca artesanal para que não abandonem sua localidade e promovam o turismo sem destruir o meio ambiente. Em 2010, o trabalho foi desenvolvido em Florianópolis com muito sucesso.

Peixe Boi: Conhecer para Proteger
A ação, organizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), a ser realizada em São Miguel dos Milagres e em Porto das Pedras (AL), preparará a comunidade para lidar com o turismo de forma sustentável. A FMA tem como missão promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando ao equilíbrio ambiental.

Paraty
O projeto “Paraty”, da ONG Projeto Bagagem, que será desenvolvido em Paraty, no Rio de Janeiro, tem como objetivo implementar um modelo de turismo comunitário para reposicionar os participantes na cadeia produtiva, valorizando o saber tradicional e fomentando o empreendedorismo por meio de produtos e serviços. Trata-se de uma estratégia para conservar os hábitos culturais e também para melhorar a renda familiar local.

Meio ambiente

Ainda dentro do aspecto ambiental da sua política de sustentabilidade, a TAM tem desenvolvido ações em todas as cidades em que opera, atuando fortemente no gerenciamento de resíduos perigosos para evitar a poluição do meio ambiente, especialmente no Centro Tecnológico em São Carlos (SP), onde faz a manutenção de sua frota. O Centro possui um sistema de gestão ambiental implantado com o objetivo de obter a certificação ISO 14.001.

Desde 2006, a TAM é membro signatário do Carbon Disclosure Project (CDP) e tem o compromisso de relatar as medidas de controle de emissões (diretas e indiretas) de Gases de Efeito Estufa (GEE). O CDP é um dos maiores projetos globais que conjugam responsabilidade social corporativa, mudanças climáticas e o mercado financeiro, contando com a participação dos maiores bancos, seguradoras e fundos de pensão do mundo.

Além disso, a companhia patrocina a organização SOS Mata Atlântica, especialmente o projeto Florestas do Futuro, e apoia ativamente o IBAMA nas iniciativas de repatriação da fauna silvestre. Desde 2009, a TAM Cargo, unidade de cargas da companhia, transportou mais de 660 animais de volta aos seus habitats.

Em dezembro de 2010, TAM, Curcas e Brasil Ecodiesel anunciaram a formação de um grupo de empresas com o objetivo de analisar a viabilidade de um projeto integrado de produção sustentável de bioquerosene de aviação no Brasil, desde a produção agrícola e industrial até a distribuição, visando à substituição parcial e gradual do combustível fóssil pelo renovável. O grupo conta com a colaboração da Airbus, fabricante de aeronaves, e da Air BP, unidade de distribuição de combustíveis para aviação da BP. Em 22 de novembro de 2010, a TAM realizou com sucesso um voo experimental com biocombustível de pinhão manso, o primeiro da América Latina.

Fonte: TAM


Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented