|

Porto Alegre: Anac reestrutura atendimento no Estado






Incluída em uma reestruturação da Agência Nacional de aviação Civil (Anac), a unidade regional do órgão em Porto Alegre será transformada em escritório de aviação civil.

Na prática, a mudança de classificação significa que o número de servidores, atualmente em 25, será reduzido com a eliminação de funções administrativas. Em comunicado divulgado ontem, a Anac informa que a mudança faz parte de um processo para reduzir custos e aumentar a eficiência. Serão mantidos em Porto Alegre apenas os funcionários diretamente ligados às áreas de segurança operacional e capacitação e desenvolvimento de pessoal.

Basicamente, a unidade regional da Anac presta serviços à chamada aviação geral, que exclui as grandes companhias e os aviões militares. Fazem parte dessa categoria, por exemplo, serviços de aviação agrícola, táxi aéreo e aeronaves particulares.

A alteração constará em portaria a ser publicada hoje e será anunciada aos servidores da Anac pelo superintendente de aeronavegabilidade, Dino Ishikura, que virá à Capital.

Agência garante que serviços ao público não serão afetados.

Até ontem, o órgão não havia informado quantos dos 25 servidores – dois deles militares – seriam mantidos. Os funcionários poderão ser realocados para as superintendências da Anac em São Paulo, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro ou Brasília.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a agência garantiu que os serviços ao público não serão afetados, uma vez que o agendamento de vistorias e o encaminhamento de documentos poderá ser feito pela internet – possibilidade já disponível hoje. Também assegurou que não será necessário sair do Estado para encaminhar qualquer documentação.

O enxugamento da agência não atingiu apenas Porto Alegre. A mesma portaria da Anac extinguiu a unidade regional de Recife e o posto de serviço e o escritório de Curitiba. A medida também transformou em escritórios os postos de Belo Horizonte, Salvador e Macaé (RJ). Em agosto passado, a Anac já havia fechado o posto de atendimento aos passageiros no Aeroporto Salgado Filho.

Presidente da Federação dos Aeroclubes do Estado, Nelson Riet teme que a reestruturação da agência dificulte e torne mais demorada a tramitação de procedimentos. Conforme Riet, o Estado tem cerca 2 mil licenças de pilotos e comissários que precisam ser renovadas anualmente e uma frota de aproximadamente 300 aeronaves que também devem ser vistoriadas periodicamente.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented