|

Missão humanitária resgata 1º dos cinco reféns que Farc prometeram libertar






As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram na tarde desta quarta-feira, como prometido, o vereador Marcos Baquero, refém desde junho de 2009. O próprio político, em entrevista por telefone ao canal local Caracol, confirmou estar solto.

Ele foi entregue no reduto da guerrilha na selva do departamento de Meta, no centro da Colômbia, a uma missão humanitária e será levado à cidade de Villavencio, a 70 quilômetros de Bogotá, em um helicóptero com tripulação brasileira cedido pela FAB.

"Temos que continuar trabalhando duro na libertação dos outros", disse Barquero, ainda na selva, em suas primeiras palavras após solto.

Marcos Baquero é o primeiro dos cinco reféns que a missão chefiada pela ex-senadora colombiana Piedad Córdoba pretende resgatar esta semana. Outros dois serão entregues na quinta-feira, e os últimos devem deixar o cativeiro no fim de semana.

O vereador Armando Acuña, do município de Garzón, e o soldado da Marinha Henry López devem ser os dois próximos, seguidos pelo major da polícia Guillermo Solórzano e o suboficial do Exército Salín Antonio Sanmiguel.

As Forças Armadas manterão suas operações suspensas durante 36 horas na região do resgate, incluindo os sobrevoos, de forma a cumprir um protocolo de segurança firmado com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Depois da libertação desses cinco reféns, a guerrilha terá ainda 15 militares em cativeiro. A negociação em torno deles gerou a expectativa de um processo de paz entre o governo e as Farc, mas o presidente Juan Manuel Santos já alertou que a devolução dos sequestrados é apenas uma das exigências que a guerrilha teria de cumprir.

Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented