|

Impulso à ampliação de Confins







Geórgea Choucair.

Mais um alívio para a reforma do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte. Representantes da equipe do governo de Minas e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) embarcam dia 14 para Cingapura, onde vão receber o projeto básico preliminar do terminal 2 do aeroporto, que vai ter capacidade para operar com mais 10 milhões de passageiros ao ano.

A concepção do projeto do terminal 2, que vai ser instalado ao lado do estacionamento 2, será elaborada pela Changi Airports International. Depois de pegar o projeto básico, vamos fazer a licitação do (projeto) executivo, que deve acontecer em março, afirma Luiz Antônio Athayde, subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A expectativa é que a Infraero faça a licitação das obras do terminal 2 até o fim deste ano.

O terminal 2 vai ser implantado em duas etapas. A primeira fase deve ficar pronta até a Copa de 2014 e terá capacidade para transportar cinco milhões de passageiros, segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck. A previsão é que a segunda etapa seja finalizada em 2020. O governo trabalha para que não sejam construídos terminais provisórios em Confins, ressalta Athayde.

O aeroporto de Confins opera atualmente com a capacidade para transportar 5 milhões de passageiros ao ano. A Infraero divulgou em 5 de janeiro o edital de licitação para a ampliação e modernização do terminal 1 . As propostas das empresas interessadas vão ser abertas dia 21. As obras, orçadas em R$ 295 milhões, vão elevar a capacidade do aeroporto para 8,5 milhões de passageiros ao ano. Com o terminal 2, o aeroporto terá capacidade de transportar 18,5 milhões de passageiros nos próximos dez anos. O projeto do terminal 1 prevê que os veículos não vão mais transitar entre o terminal de passageiros e a área comercial, espaço que será transformado em uma via mais larga, restrita à circulação de pessoas.

Em julho de 2010, a Infraero concluiu as obras do novo estacionamento de veículos de Confins. O espaço conta com mais 1.538 vagas, totalizando 2.938. A obra teve investimento de R$ 8,6 milhões. O estacionamento é bem feito, mas está muito distante do terminal do aeroporto. Para facilitar o transporte, seria importante que colocassem uma esteira rolante aqui. Se eu chegar atrasado e parar aqui, pode ser que perca o voo, afirma Paulo Sá, superintendente de Recursos Humanos. Ele viaja de avião de duas a três vezes por mês. O terminal de Confins, na sua avaliação, já necessita de uma ampliação. Belo Horizonte está crescendo, com economia de pleno emprego. A sala de embarque do aeroporto está sempre cheia, causa desconforto, diz.

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented