|

Esquadrão Flecha de MS, sete anos vigiando nossos céus






A sirene toca em um hangar na Base Aérea de Campo Grande. Em poucos minutos, um A-29 Super Tucano, do 3º/3º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Flecha, equipado com metralhadoras, decola. A missão é interceptar uma aeronave que está voando sem identificação na região. Após seguir as orientações dos controladores da Defesa Aérea, o A-29 está lado a lado com o avião sem plano de voo. O piloto militar passa instruções para o interceptado e pede para que ele o acompanhe até uma pista, onde autoridades policiais estão prontas para realizar a investigação. Missões assim se repetiram inúmeras vezes nos últimos anos.

Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, às 10 horas, os Flechas comemoram sete anos de existência, com uma solenidade militar na Base Aérea de Campo Grande, que contará com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Neste período, o Esquadrão Flecha contribuiu para que o tráfego sem controle nesse sensível espaço aéreo diminuísse consideravelmente.

Com uma equipe de alerta 24 horas do dia, em todos os dias do ano, os Flechas são responsáveis por guardar e proteger extenso espaço aéreo, que abrange as fronteiras com o Paraguai e Bolívia, além de ser uma unidade de formação de líderes de esquadrilha de aviação de caça.

O Esquadrão faz parte da família dos “terceiros”, que conta com o 1º/3º GAV, Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista, e o 2º/3º GAV, Esquadrão Grifo, instalado na Base Aérea de Porto Velho.

A atuação do Esquadrão Flecha acontece em parceria com outras unidades da Força Aérea. O 2º/6º GAV, sediado na Base Aérea de Anápolis, que opera as modernas aeronaves R-99, equipadas com potente radar que detecta qualquer tipo de voo, a qualquer altitude, num raio de 250 km. Além dele, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Jaraguari (DTCEA-JGI), que possui um radar de solo com grande alcance, tem papel decisivo nessa atuação. Essas Unidades auxiliam na interceptação dos tráfegos desconhecidos, orientando o piloto do Esquadrão Flecha.

A Máquina

O A-29 é uma aeronave com DNA genuinamente brasileiro. Construída pela Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo, é uma evolução do T-27 Tucano.

Com sofisticados de armamentos e equipamentos que permitem sua utilização em missões de interceptação a qualquer hora, inclusive a noite, o A-29 conta com duas metralhadoras calibre 50 instaladas uma em cada asa. Sua turbina, de 1.600 shp, o faz atingir a velocidade máxima de 570 km/h. Além disso, pode voar a altitude de até 10 mil metros e tem um raio de atuação de quase cinco mil quilômetros. Esses números o deixam muito à frente das aeronaves comumente utilizadas em ações ilícitas, ajudando a garantir a superioridade da FAB nos céus do País, principalmente nas regiões de fronteira, mais suscetíveis e esses tipos de voos.

O A-29 conta com uma moderna cabine de voo pressurizada, onde o piloto fica confortavelmente instalado. Além disso, a tecnologia empregada nos sistemas de voo reduz a carga de trabalho a bordo. Isso faz com que a atenção à operação militar seja otimizada. No painel, duas telas coloridas de cristal líquido fornecem informações relativas ao voo e permitem o monitoramento de diversas funções da aeronave. Para tornar ainda mais seguro o voo, esses dados são projetados em uma tela transparente, instalada sobre o painel, na altura dos olhos. Isso faz com que o piloto não precise desviar sua atenção ao espaço exterior.

Fonte: MSNOTICIAS.COM.BR / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented