|

Congonhas terá nova reforma após 4 anos









Obras "rotineiras", segundo a Infraero, devem durar 6 meses e começam após perícia geral em todo o sistema de pistas.

Jose Ernesto Credendio.

Estatal nega haver hoje risco para as operações; alternativas atuais para transferir os voos são menores que em 2007.

Quatro anos após a última grande reforma, concluída em 2007, as pistas do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) vão passar por uma nova restauração, prevista para este ano, mas ainda sem data definida. Também não se sabe como será o esquema de transferência de voos. A reforma integra o pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014.

Antes, todo o sistema de pistas -principal, auxiliar e de taxiamento- vai sofrer uma perícia geral, contratado por cerca de R$ 1,5 milhão, para avaliar as condições da base do asfalto e do concreto, da drenagem e da pavimentação. Todos são itens vitais de segurança.

A Infraero (estatal que administra o aeroporto) nega haver hoje riscos para pousos e decolagens e diz que se trata de uma "manutenção rotineira". A previsão é que as obras durem seis meses. A empresa não informou qual será o impacto esperado nas operações do aeroporto.

Na reforma de 2007 -encerrada menos de um mês antes do acidente com um avião da TAM, em que 199 pessoas morreram-, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou um corte de 21,5% nos voos.

Porém, a margem de manobra para transferir voos para Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), como ocorreu naquela época, foi reduzida nos últimos anos.

Em Cumbica, não há mais horários do início da manhã até a noite. E Viracopos recebeu no ano passado 5 milhões de passageiros, contra 1 milhão em 2007.

Em Congonhas, houve um salto de 11% no movimento em 2010 e o número de passageiros atingiu 15,48 milhões. Nas previsões da Infraero, essa demanda continuará crescendo.

Outro agravante é que, a partir de março, os pousos e decolagens em Congonhas devem ser reduzidos em duas horas diárias, por decisão da Prefeitura de São Paulo. Serão das 7h às 22h; hoje, vão das 6h às 23h.

A Infraero diz que vai conversar com as empresas aéreas para "minimizar os impactos" nas operações.

Ausência de boas opções preocupa setor

Os recordes sucessivos no movimento nos aeroportos de São Paulo que serviriam de alternativa a Congonhas durante as reformas preocupam as empresas aéreas.

Ao contrário da situação de 2007, quando Viracopos ainda era um aeroporto marginal e Cumbica tinha "slots" (horários) disponíveis, hoje a condição para transferência de voos é mais limitada.

Segundo a Infraero, as companhias aéreas serão chamadas para discutir as operações durante os seis meses em que ocorrerão as reformas em Congonhas.

O comandante Allemander Pereira Filho, ex-diretor da Anac e consultor do Snea (sindicato das empresas aéreas), diz que há um estrangulamento no sistema que serve o Estado de SP. (JEC)

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP

Foto: Agencia Brasil


Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented