|

Concursos públicos: 25.334 vagas do Executivo estão congeladas






Com o corte de R$ 50 bilhões do orçamento anunciado pelo governo federal, todas as 25.334 vagas previstas na proposta orçamentária de 2011 para preenchimento de cargos existentes e que ainda seriam criados no Executivo estão congeladas. Elas custariam aos cofres públicos R$ 1,233 bilhão. Segundo interlocutores, somente haverá exceção para 100 gestores públicos já aprovados em concurso público e que aguardavam nomeação e seis mil professores e auxiliares de escolas técnicas. Este também é um processo iniciado no ano passado para atender a expansão da educação profissional tecnológica.

Alguns concursos para professores de escolas técnicas foram realizados em 2010 e outros ainda aguardam autorização. O contingente é necessário para guarnecer 62 escolas técnicas inaguradas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de 2010. O argumento do Ministério da Educação para garantir as vagas é que está se enquadra nas políticas sociais, que foram preservadas do corte orçamentário.

Na quarta-feira, após o anúncio do pacote de ajuste nos gastos do governo, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avisou que estão suspensas todas as nomeações para o serviço público federal de aprovados em concurso. Ela informou ainda que o governo não deve permitir novos concursos públicos este ano .

Empresas públicas e que não dependem de dinheiro do Tesouro Nacional, como Correios, Banco do Brasil, Petrobras não serão atingidas e poderão dar continuidade aos concursos. Os Correios, por exemplo, estão prestes a abrir concurso para preencher cerca de oito mil vagas, de nível médio e superior. Judiciário e Legislativo também não se incluem nas medidas. A suspensão pelo Senado da seleção para 180 vagas , prevista para este ano, foi feita por decisão própria, para reduzir os gastos da casa.

Com a decisão do governo em relação aos concursos públicos, devem ser engavetados, por exemplo, pedidos encaminhados pelos Ministérios da Defesa (100 vagas); Ancine (100); Ministério do Esporte (24); Ministério da Fazenda (24); Comando da Aeronáutica (13.495); Previdência Social (1.124); Ciência e Tecnologia (83); Ministério das Relações Exteriores (1.293). Também serão abortados concursos para ANP, Ministério do Meio Ambiente e Ibama.

Fonte: JORNALFLORIPA.COM.BR / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented