|

Anac impõe meta de eficiência a Confins






Agência classifica aeroporto como 8º do país em desempenho econômico e condiciona alta de tarifas em 2012 a melhorias.

Sindicato das aéreas critica órgão por não exigir qualidade.

Daniel Camargos.

A administração do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, terá que melhorar o desempenho para conseguir aplicar o aumento completo das tarifas aeroportuárias no ano que vem. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou um complexo índice para medir a eficiência econômica dos aeroportos, o WLU, sigla para a expressão inglesa work load units, que em bom português mede o potencial econômico de cada terminal. Com base nesse índice, a Anac determinou o quanto cada terminal deve melhorar. O índice vale para o aumento tarifário a ser autorizado em 2012. Já os aumentos deste ano foram publicados ontem pelo Diário Oficial da União (DOU).

Entre os 16 maiores aeroportos do país, Confins ficou exatamente no meio da classificação, em oitavo, com uma pontuação de 65,91. O pior foi o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (27,06), e o melhor, o de Brasília (111,30). O índice leva em consideração o volume de passageiros e carga dos terminais e divide pelo custo das operações. Ou seja, quanto maior o volume de passageiros e cargas e menor o custo, melhor o índice.

De acordo com a Anac, para aplicar as tarifas cheias, Confins precisa melhorar 12,68%. Galeão precisa de um incremento de 30,78% na eficiência, enquanto Brasília, de apenas 7,48%. O consultor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e ex-diretor da Anac, Allemander Pereira Filho, critica a medida e diz que ela não contempla a qualidade dos serviços prestados. “Não depende de um aeroporto atrair mais passageiros ou conseguir mais carga. Isso depende de fatores da conjuntura econômica da região onde o terminal está situado”, afirma. Por isso, Allemander acredita que o índice fará com que as administrações cortem os custos, o que prepara o caminho para a privatização dos terminais.

Allemander cita o exemplo de Confins, notório por problemas crônicos e que obteve uma boa classificação no ranking: “Não é um padrão de serviço”. O representante das companhias aéreas acredita que, com a prometida ampliação do terminal 1, os custos devem aumentar, o que deve piorar a posição do terminal no ranking criado pela Anac. Porém, ele pondera que a ampliação e até mesmo a criação de um outro terminal é essencial para o conforto do passageiro. A Infraero, em Confins, não se pronunciou sobre o índice.

DESCONTOS

Após a revisão das tarifas em 2013, as metas serão reavaliadas a cada cinco anos. A resolução da Anac também prevê que poderão ser concedidos descontos, pelos administradores aeroportuários, em qualquer das tarifas com base em critérios objetivos, como facilidades de horários e de temporadas, que devem ser tornados públicos aos usuários com antecedência mínima de 30 dias.

Já nos horários de pico, o teto previsto para cada tarifa poderá ser acrescido de até 20%. Entretanto, essa elevação deverá ser obrigatoriamente compensada por descontos em outros períodos, desde que, ao fim de um ano, o valor médio arrecadado com essas tarifas não ultrapasse o limite estabelecido pela agência.

TREINAMENTO
Enquanto se discute no mercado de aviação se há ou não o risco de um “apagão” de pilotos, a Gol estuda a criação de um centro de treinamento próprio para agilizar a formação desses profissionais, a exemplo do que a rival TAM faz há cinco anos. “A ideia é montar um centro de treinamento com dois simuladores”, diz Adalberto Cambauva Bogsan, vice-presidente técnico da Gol. A decisão deve ser tomada em dois meses. Desde que foi fundada, há dez anos, a Gol realiza o treinamento dos seus pilotos de forma terceirizada no centro da fabricante de simuladores da canadense CAE, em São Paulo. Ele dura seis meses. Segundo Bogsan, com a criação do centro de treinamento próprio, esse prazo deve ser reduzido em pelo menos 45 dias.

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented