|

Simulador de última geração ajuda a formar tripulações para aviação de transporte






Imagine poder planejar uma missão, sentar na cabine de um avião e atravessar voando a cordilheira dos Andes. Ainda passar por turbulências e por problemas típicos de um voo. Agora, pense que foi possível fazer tudo isso sem sair de Manaus, no coração da floresta Amazônia, uma região de relevo completamente diferente da cadeia de montanhas que atravessa a América do Sul. Pois dessa forma, pilotos de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) treinaram para a travessia dos Andes, ocorrida no primeiro semestre, em apoio ao deslocamento de aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça que rumou ao Chile e à Argentina para apresentações internacionais.

Leia a reportagem na íntegra na Revista Aerovisão

O equipamento usado é um simulador da aeronave C-105 Amazonas, o modelo de transporte que substituiu os lendários C-115 Buffalos na região Norte do país. Nele, pilotos militares podem treinar as mais diversas situações, como o voo básico e por instrumentos, além do lançamento de carga e outras típicas da aviação de transporte. O aparelho é considerado como de última geração e não há similar abaixo da linha do Equador, seja na esfera civil ou militar.

Nos primeiros quatro meses do ano, 106 pilotos da FAB passaram pelo simulador. Entre as principais vantagens da utilização do aparelho estão a possibilidade de simular condições que não seriam possíveis em situações reais, além do barateamento dos custos de formação das tripulações.

A FAB investiu cerca de US$ 8,5 milhões no equipamento que é de última geração. Apenas no primeiro ano de uso, a ser completado em fevereiro de 2011, o simulador representará uma economia de aproximadamente US$ 6,5 milhões, levando em conta os custos de treinamento necessários para a preparação e manutenção operacional de pilotos. "Em 11 mil horas de voo, ou até dois anos de uso, o simulador se paga e, de quebra, também o prédio construído para abrigá-lo e o treinamento dos oficiais", afirma o comandante do simulador, Capitão-Aviador Samuel Siqueira.

Os custos de horas de voo serão inferiores em relação aos do vôo real, permitindo, assim, que haja significante economia de recursos para a preparação dos pilotos.

Cerca de 200 tripulantes de três esquadrões de transporte e de busca e salvamento da FAB - 1°/9° GAv, 1°/15° GAv e 2°/10° GAv - serão formados anualmente pelo simulador. As unidades estão sediadas em Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

O simulador - Fabricado pela Canadian Aviations Eletronics, o Full Flight Simulator C-105 Amazonas possui capacidade de reproduzir todas as condições de voo por meio de um sistema de movimentação elétrica (Eletrico Mechanical Motion), que reproduz uma força gravitacional de até “3G” – para saber o que é isso em um voo, basta multiplicar o seu peso por três e imaginar o impacto disso em uma missão.

A aeronave foi reconstruída virtualmente e possui telas que apresentam imagens em 3D, reprodução completa em “cockpit”, com instrumentos, equipamentos idênticos aos da aeronave e grande número de peças intercambiáveis. As situações vividas durante um vôo real são simuladas, sendo possível uma análise mais detalhada com o congelamento do cenário e retorno a situações anteriores que possibilitam um aprendizado considerado ideal para o voo real.

O equipamento possibilita ainda a preparação dos pilotos para o voo noturno, com o emprego de NVG (Night Vision Googles) em situações simuladas de combate.

O simulador do C-105 Amazonas começou a ser instalado em maio de 2008, na Base Aérea de Manaus, fase que envolveu o trabalho de aproximadamente 30 técnicos - canadenses, espanhóis e brasileiros, que permaneceram na cidade de Manaus durante os três primeiros meses que serviram como fase de implantação do equipamento, montagem e testes.

Fonte: Revista Aerovisão



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented