|

Operações do Projeto Rondon em 2011 começam no Pará, Piauí e Tocantins






Cerca de 800 alunos e professores de cursos superiores embarcam nesta sexta-feira (14/01) para o Pará, Piauí e Tocantins a fim de participar das Operações Carajás e Zabelê, do Projeto Rondon. Eles vão trabalhar, durante duas semanas, em projetos ligados aos direitos humanos, cultura, educação, saúde, comunicação, meio ambiente e produção e trabalho.

A Operação Carajás será aberta em Marabá (Pará), neste sábado (15/01), às 9h30, no auditório da Faculdade Metropolitana, na Rodovia BR 320 (Transamazônica), Km 5. As atividades da Operação Carajás abrangerão dez municípios do Pará e outras dez cidades de Tocantins. Com o apoio logístico do 52º Batalhão de Infantaria da Selva do Exército, a Operação deverá ser concluída em 30 de janeiro próximo.

Já a Operação Zabelê será aberta em Teresina (Piauí), no próximo domingo (16/01), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJPI), na Praça Desembargador Edgard Nogueira. A Zabelê vai realizar projetos em 20 cidades piauienses. A organização militar que apóia a Operação Zabelê é o 25º Batalhão de Caçadores do Exército.

Uma semana depois de iniciadas as Operações Carajás e Zabelê, o Projeto Rondon realizará outras duas Operações: a Rio dos Siris, em Sergipe, e a Seridó, no Rio Grande do Norte. Estas duas também contarão com 800 professores e alunos de ensino superior.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável das cidades abrangidas por suas ações. O projeto objetiva o bem-estar da população e aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

Antes de participar das operações, alunos e professores das instituições de ensino superior submetem à Coordenação do Rondon os projetos que pretendem realizar tendo em vista as características de cada município. A escolha dos participantes somente é feita depois de verificada a existência de uma sintonia entre os projetos encaminhados para a análise da Coordenação do Rondon e os dados da realidade de cada município.

Fonte: Ministério da Defesa



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented