|

Energia nuclear na pauta da visita de Dilma à Argentina







Presidente faz nesta segunda-feira a primeira viagem ao Exterior como presidente da República.

Nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff inicia sua primeira viagem ao Exterior no exercício do cargo. O roteiro foi escolhido pela proximidade estratégica entre os dois países e pela importância da Argentina como parceiro comercial brasileiro.

No encontro com a presidente Cristina Kirchner será assinado acordo para construção de um reator nuclear. Mas o ponto delicado da viagem será a reunião de Dilma com as mães e avós da Praça de Mayo, que se tornaram famosas por suas iniciativas à procura de seus filhos e netos desaparecidos durante a ditadura argentina e para exigir o processo dos responsáveis por estes crimes. A inclusão deste encontro na agenda foi um pedido da própria presidente Dilma que participou de grupos guerrilheiros e foi torturada durante o regime militar.

Tecnologia nuclear terá supervisão internacional

O embarque para Buenos Aires estava previsto para o final da tarde de domingo, mas Dilma o adiou para a manhã de segunda-feira. A agenda de Dilma em solo argentino se resumirá a este dia, já que ela retorna a Brasília após almoçar com a presidente Cristina Kirchner, no Palácio San Martin.

O subsecretário-geral do departamento da América do Sul, Central e do Caribe do Itamaraty, embaixador Antônio Simões, ao falar do acordo nuclear, informou que os dois países vão desenvolver tecnologias com o objetivo de construir dois reatores multipropósito, ou seja, que atenderá a diferentes áreas, inclusive médica.

– Não se trata de usina nuclear, mas um reator que usará material nuclear para desenvolvimento de pesquisa – avisou o embaixador acrescentando que o Brasil quer aproveitar a experiência da Argentina, que já vendeu reatores de pesquisa para o Peru e para a Austrália e que os dois países querem trabalhar em conjunto.

Como se trata de tecnologia nuclear, a construção terá supervisão internacional competente. A expectativa é que os investimentos comecem a ser feitos ainda este ano, mas não foi divulgado, no entanto, o valor que envolverá o acordo.

Brasília

O que Dilma fará na Argentina
ASSINATURA DE ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE REATOR NUCLEAR
- Dilma e Cristina vão firmar uma parceria para desenvolver tecnologias com o objetivo de construir reatores multipropósito.
- O equipamento servirá para atender diversas áreas, inclusive a médica.
ATO COM AS MÃES E AVÓS DA PRAÇA DE MAIO
- Dilma quer conhecer o grupo das mães e avós da Praça de Maio, que luta pelas vítimas da ditadura argentina.
OUTRAS PAUTAS
- Assinatura de propostas para hidrelétricas e convênio para reproduzir na Argentina o Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented