|

Defesa: Falta o sim de Genoino






Nelson Jobim oficializa a intenção de levar o deputado federal não reeleito para assessorá-lo no Ministério da Defesa.

Tiago Pariz.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou o convite feito ao deputado José genoino (PT-SP) para ser seu assessor especial a partir de fevereiro, como antecipou o Correio na edição de quinta-feira. O petista é antigo colaborador da pasta e recentemente atuou como interlocutor na elaboração do Plano Nacional de Defesa e na discussão sobre a Comissão da Verdade, que trata da investigação dos crimes ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985).

Genoino não conseguiu se reeleger deputado federal. Ficou apenas como segundo suplente, o que significa que, para assumir a cadeira na Câmara, dois parlamentares teriam de abdicar do posto, algo difícil de ocorrer. O convite para a Defesa, como revelou Jobim, foi feito no ano passado.

“Eu efetivamente o convidei no ano passado para ser meu assessor. Eu conheço o deputado José genoino desde 1988. Tenho relações estreitas com ele. Fiz um convite e ele ainda não me respondeu. Ficamos de conversar em fevereiro. A posição que ele assumiria seria de assessor direto ao ministro. Ou seja, vou colar o genoino em mim”, afirmou Jobim na entrevista durante o programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Araguaia

Ex-guerrilheiro que atuou no Araguaia (1972-1975), genoino foi preso logo depois do início da incursão em abril de 1972 sob codinome de Geraldo. Apesar do passado de militante guerrilheiro, Genoino tem bom trânsito nas Forças Armadas, com condecorações de Exército, Marinha e Força Aérea. O deputado disse que ainda não tomou a decisão. Afirmou, porém, ter forte relação com Jobim e enfatizou o diálogo que mantém com militares.

Essa interlocução deve-se à atuação que o parlamentar tem em questões de defesa. Ele atuou como consultor de Jobim na elaboração do Plano Nacional de Defesa. A proposta reforça o papel das Forças Armadas no controle de fronteira, no combate ao tráfico e na proteção ambiental.

Genoino é um dos réus no processo do mensalão que corre no Supremo Tribunal Federal. Ele é apontado como o núcleo político do esquema criminoso, ao lado do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares. O parlamentar por São Paulo, presidente do PT na época, avalizou um dos empréstimos do partido feito pelo empresário Marcos Valério de Souza, acusado de ser o operador da quadrilha, segundo o Ministério Público Federal.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP

---

Jobim confirma que convidou Genoino para sua assessoria

O ministro Nelson Jobim (Defesa) confirmou ontem que convidou o deputado federal José Genoino (PT-SP) para ser seu assessor.

"Em relação ao Genoino, eu efetivamente o convidei no ano passado para ser meu assessor. Conheço o deputado José Genoino desde 88, tenho relações estreitas com ele. Fiz um convite e ele ainda não respondeu. Ficamos de conversar em fevereiro sobre se ele virá ou não. A posição que ele assumiria seria de assessor direto ao ministro. Vou colar o Genoino em mim", disse Jobim.

Ex-guerrilheiro, Genoino já foi condecorado pela Marinha, Aeronáutica e Exército. Ele disse que só decidirá em fevereiro: "Tenho uma relação política muito forte com Jobim. Sempre o ajudei na Defesa e defendo muito seu trabalho".

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented