|

Defesa: De utilidade pública






Eliane Cantanhêde.

BRASÍLIA - Durante anos, depois da ditadura militar, cidadãos e organizações civis perguntavam por que raios o Brasil, país tão pacífico, tinha de gastar fortunas com Exército, Marinha e Aeronáutica.

Com sua formidável fronteira a oeste e um litoral infindável a leste, o país tradicionalmente mantém relações amigáveis com os vizinhos, desde o Uruguai até as Guianas.

Hoje mesmo, ninguém leva a sério as bravatas de Chávez, as Farc são uma fera desdentada, não se detectam ameaças num horizonte de léguas ou de décadas à frente.

Fofocas e muxoxos limitavam-se à Argentina, só para os oficiais se distraírem com aulas de estratégia e guerras imaginárias e para os civis arrancarem os cabelos durante jogos de futebol. Na prática, argentinos e brasileiros têm uma relação cada vez mais cordial.

Somando isso à obscena distribuição de renda brasileira, houve apaixonada discussão: já que não havia guerras reais, que tal ocupar o Exército com a guerra social?

Assim foi feito, com oficiais e soldados envolvendo-se crescentemente em construção de estradas, escolas e hospitais, enquanto lanchas da Marinha e helicópteros da Aeronáutica mergulharam na selva para socorrer feridos, resgatar perdidos, participar de operações de vacinação e coisas do gênero.

De forma lenta, gradual e segura (como a distensão política), as Forças Armadas também foram adquirindo papel de polícia, primeiro nas fronteiras, agora nos conflitos urbanos, com uma longa preparação jurídica e cuidadoso treinamento.

O Sisfron, novo sistema de monitoramento das fronteiras terrestres, é resultado de tudo isso. Trata-se de um projeto militar, mas interligado a sistemas policiais, da agricultura, meteorológicos, de proteção aos índios e vai por aí afora.

Assim, as Forças Armadas concluem um ciclo: cuidam da defesa nacional e também da segurança interna. E o cidadão, sem temer nenhum golpe, sabe por que gastar dinheiro com elas.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented