|

Decea concede operações de comunicação à SITA






Rio de Janeiro, 2011 – O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) anunciou que a SITA, líder global em soluções de TI e especialista em Comunicações para a indústria do Transporte aéreo, foi escolhida para modernizar toda a infraestrutura de comunicação de dados, conhecida como Datalink, que suporta as operações de voo das companhias aéreas e também alguns serviços de controle de tráfego aéreo. A decisão se deve à necessidade de modernização do gerenciamento do tráfego, que aumentará com a Copa do Mundo da FIFA de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O acordo com a SITA inclui as operações do serviço até 2030, sendo a primeira concessão da história do DECEA para uma operação considerada complexa e essencial para a aviação civil brasileira.

A SITA tem um longo relacionamento com o DECEA; foi a empresa quem proveu a geração pioneira de equipamentos VHF data link utilizados no país nos anos 90; forneceu os primeiros sistemas ACARS (que permite troca de mensagens entre sistemas instalados em terra e aeronaves operando no espaço aéreo brasileiro) e posteriormente implementou os primeiros serviços usando tecnologia data link, que permite ao DECEA monitorar todo o tráfego do espaço aéreo do Oceano Atlântico.

O Brigadeiro Ramon Borges Cardoso, Diretor Geral do DECEA, afirmou que “o DECEA está extremamente satisfeito e impressionado com o profissionalismo e as qualificações técnicas com as quais a SITA respondeu às nossas necessidades para um novo sistema de data link”.

“Este envolvimento aumenta ainda mais nossa confiança na SITA como um parceiro para a modernização da infraestrutura de controle do tráfego aéreo de modo a preparar o Brasil para a Copa do Mundo da FIFA de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, além do futuro crescimento do sistema de transportes do país”, concluiu.

No futuro, todas as comunicações datalink de controle de tráfego aéreo usarão o protocolo padrão da ICAO (International Civil Aviation Organization) conhecido como ATN (AeronauticalTelecommunications Network). Este protocolo de comunicações foi desenhado para compartilhar os mesmos sistemas de bordo VHF data link das aeronaves, links de rádios e estações terrestres, utilizados pelo protocolo de comunicação de operação das empresas aéreas, conhecido como ACARS, o que vai minimizar os custos de investimentos das companhias aéreas. A regulação do Céu Único Europeu (Single European Sky) obrigará o uso de ATN na Europa em 2015, e o DECEA estará se preparando para sua adoção no Brasil.

Norbert Steiger, Vice-Presidente Regional da SITA para América Latina e Caribe, disse que “a SITA tem sido parceira do DECEA por 15 anos e juntos estamos realizando um projeto ambicioso para prover aos passageiros das companhias aéreas no Brasil os mais sofisticados sistemas de comunicação disponíveis. Isto inclui o uso de mais de 50 novas estações de VHF data link Modo 2 e de tecnologia ATN (Aeronautical Telecomunications Network, protocolo padrão do ICAO).”

Sobre a SITA

A SITA é a líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de voo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2010, a empresa comemorou 61 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,47 bilhão (€ 1,13 bilhão), em 2009.

Para mais informações, visite www.sita.aero.

Fonte: SITA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented