|

Anac libera operação no aeroporto de Ribeirão Preto (SP) com pista molhada






Leandro Martins.

Caiu ontem, após uma semana de duração, o veto às operações com pista molhada no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) liberou o uso da pista sob chuva depois que o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) enviou o relatório sobre as condições atuais de atrito do asfalto.

Por volta das 17h30, a Anac informou que já havia encaminhado a liberação à FAB (Força Aérea Brasileira), a quem compete emitir o Notam (sigla em inglês para aviso aos aviadores).

O diretor regional do Daesp, Álvaro Cardoso Júnior, disse, às 18h45, que a torre de controle do Leite Lopes havia confirmado o fim das restrições de pouso.

O veto às operações no Leite Lopes com pista molhada foi determinado pela Anac na quinta-feira da semana passada. O motivo era o excesso de borracha na pista, que reduz o atrito do asfalto.

Depois da determinação da agência, o Daesp iniciou a retirada da borracha, em serviço feito durante as madrugadas. Ontem, o trabalho foi concluído, assim como a medição do atrito feita pela empresa Dynatest.

O relatório emitido pela empresa, segundo o Daesp, atestou que o coeficiente de atrito estava dentro das normas de segurança.

TRANSTORNOS

Durante a vigência da proibição de pousos e decolagens com pista molhada, houve caos no Leite Lopes durante ao menos três dias.

No último caso, na quinta-feira (20), a chuva fechou o aeroporto, o que afetou 11 voos -oito foram cancelados e três sofreram atrasos. Passageiros chegaram a ser levados de ônibus para o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo o diretor regional do Daesp, o excesso de borracha deveria ter sido retirado da pista em novembro, não fossem problemas na licitação para contratação da empresa que faria o serviço.

Cardoso Júnior disse que a situação da pista continuará a ser monitorada e que é possível que os serviços rotineiros de desemborrachamento tenham de ocorrer em intervalos mais curtos, por causa do aumento do tráfego aéreo.

O ano passado fechou com fluxo de 677,7 mil passageiros no terminal, um aumento de 43% ante o movimento registrado em 2009.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented