|

Aéreas multadas em R$ 2,3 mi






Punições foram aplicadas pela Anac por problemas com voos no fim do ano, quando a agência lavrou 329 autos nos aeroportos.

TAM foi a campeã, seguida por Webjet e Gol.

Daniel Camargos.

A situação de caos aéreo dos aeroportos brasileiros, que se manifestou intensamente na alta temporada com as viagens próximas aos feriados de Natal e ano-novo, rendeu multas de R$ 2,3 milhões às companhias aéreas. O valor foi divulgado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que mostrou o resultado das ações da operação de fim de ano, e se deve à aplicação de 329 autos de infração. Destes, 248 (75%) foram para TAM, Webjet e Gol. Somente a TAM recebeu 188 (57%) das infrações. A operação ocorreu de 17 de dezembro do ano passado até o dia seis deste mês e a Anac registrou três mil, reclamações contra as seis maiores empresas aéreas no Brasil todo.

As companhias foram autuadas nos casos de atrasos, cancelamentos e preterição em que houve descumprimento da assistência devida ao passageiro (de acordo com a Resolução nº 141 da Anac) ou de qualquer regulamento da aviação civil. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até ontem. No entanto, os números ainda podem aumentar, pois todas as manifestaçõs de passageiros registradas na Anac estão sendo avaliadas e ainda podem gerar autuações para as companhias aéreas. Entre as companhias estrangeiras, foram 81 autos de infração confirmados para a Aeroméxico (72), American Airlines (3), Air France (2), KLM (2), TAP (1) e Taca (1).

Balanço

Em dezembro, os aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, 2 milhões a mais do que em 2009. O índice de atrasos acima de 30 minutos foi de 20,7%, enquanto no ano de 2009 foi de 18,2%. O de cancelamentos também cresceu, passou de 5,56% para 5,29%. A fiscalização foi feita em 11 aeroportos e, de acordo com a Anac, os planos de contingência apresentados pelas companhias aéreas foram cumpridos, com a utilização de aeronaves reserva para a reacomodação de passageiros e a ocupação de todas as posições de check-in em horários de pico.

No período da operação a Anac registrou 3 mil reclamações contra as seis maiores empresas aéreas no Brasil, o que corresponde a 0,02% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro. A Avianca foi a companhia aérea com o menor número de queixas de passageiros e também a mais eficiente em pontualidade e regularidade.

No ano, a TAM também foi a companhia aérea que recebeu o maior número de reclamações (15.323). Em segundo lugar ficou a Gol/Varig (8.894), seguida pela Webjet (5.834), a Trip (1.538), a Avianca (1.423) e a Azul (1.125). As principais reclamações se referem a atendimento (10.741), problemas com bagagem (7.177), atraso do voo (6.133) e com bilhete aéreo (5.954).

MANIFESTAÇÃO: A partir deste mês, a Anac também passará a divulgar na Internet as manifestações feitas pelos passageiros, por companhia aérea e por assunto. As manifestações incluem reclamações e pedidos de informação. Os canais de atendimento são via telefone: 0800 725 4445 ou internet (www.anac.gov.br/faleanac).

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented