|

WikiLeaks: Colômbia pediu dados sigilosos sobre vizinhos






A Colômbia pediu aos Estados Unidos para compartilhar informação de inteligência sobre a Venezuela e o Equador, o que o governo americano rejeitou. É o que revela despacho confidencial da diplomacia dos EUA de abril de 2008, divulgado ontem pelo WikiLeaks.

O general Freddy Padilla, que era comandante geral das forças militares colombianas, reiterou ao então embaixador americano em Bogotá, William Brownfield, o pedido “de trocar informação de inteligência sobre a Venezuela e o Equador”. A solicitação foi feita um mês depois do rompimento de relações entre Equador e Colômbia.

De acordo com o documento, Padilla considerava que as forças Armadas venezuelanas eram “mais frágeis do que tínhamos pensado”, em contraste com as equatorianas que, “apesar ser menores, eram mais profissionais”.

Padilla teria se referido também às negociações para assinar um acordo militar com os EUA para o uso, por parte das tropas americanas, de bases na Colômbia. Os países assinaram em 2009 um convênio militar que autorizava o uso controlado de sete bases no país sul-americano, mas a Corte Constitucional da Colômbia o rejeitou, pois considerou que devia ter sido submetido à aprovação do Congresso.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented