|

Star Alliance tenta atrair LAN para manter presença na América do Sul









A Star Alliance quer atrair a Lan Airlines, que hoje faz parte do grupo rival Oneworld. A fusão da brasileira TAM com a companhia chilena cria o risco da eliminação de seu único membro sul-americano. A TAM se tornou membro da Star este ano.

"Acreditamos que a Star tem uma proposta muito boa", disse Jaan Albrecht, diretor-executivo da aliança em Queenstown, Nova Zelândia, ontem. "Nós nos sentimos bastante seguros de que temos uma posição de liderança na América Latina."

A Lan não decidiu se permanecerá na Oneworld ao lado de empresas como a British Airways e a American Airlines, pertencente à AMR Corp, após o negócio com a TAM, membro da aliança Star. Da Star também participam a United Continental Holdings e a Singapore Airlines. A companhia resultante da combinação de LAN e TAM, chamada de Latam Airlines Group, será a maior operadora no mercado latino-americano.

Funcionários da Star estão em conversações com executivos da LAN e da TAM, disse Albrecht. Antes da brasileira TAM, a aliança não tinha um membro sul-americano desde a saída da Varig, em 2007. A Avianca, com sede em Bogotá, e a Copa Holdings , com sede na Cidade do Panamá, deverão aderir ao grupo em 2012.

Representantes da Lan não estavam disponíveis para entrevistas, disse ontem por telefone em Santiago um relações públicas da companhia.

A Aerolineas Argentinas, quinta maior companhia aérea da América do Sul, anunciou no mês passado que aderirá à aliança SkyTeam, liderada pela Delta Air Lines e pelo grupo Air France-KLM.

A TAM é a maior operadora na América do Sul em número de passageiros, tendo transportado 29 milhões de viajantes em 2009, segundo dados da International Air Transport Association. A Gol Linhas Aéreas, também com sede no Brasil, vem em segundo lugar, com quase 28 milhões de passageiros, seguida da LAN, com 15 milhões, e da Avianca, com 9 milhões.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented