|

Presidente da Abraphe promove palestra sobre Carreira de Piloto na Go Air







O cenário atual para o piloto de helicóptero no Brasil, as exigências e as possibilidades de atuação estarão em evidência na palestra ministrada pelo presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros (Abraphe), Cmte Cleber Teixeira Mansur


A profissão de piloto de helicóptero está em evidência atualmente no País. Segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), nos últimos dez anos o número de helicópteros no Brasil cresceu na ordem dos 60%, saltando de 791 para 1.225 aeronaves registradas. Paralelo ao crescimento do setor está a demanda por profissionais qualificados e preparados para aproveitar as oportunidades que se abrem no cenário nacional e não só em São Paulo, que detém a maior frota de helicópteros do mundo, com mais de 500 aeronaves, como em outros estados, tais como Rio de Janeiro e Minas Gerais, que também registram crescimento em suas frotas nos últimos anos.


As etapas na formação em piloto de helicóptero, o plano de carreira, o relacionamento no exercício da profissão, o que muda da prestação de serviço a um executivo à atuação numa plataforma, a importância da relação piloto e mecânico e os desafios no cenário brasileiro atual estarão em evidência na palestra que o presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros (Abraphe), Cmte Cleber Teixeira Mansur, ministra no próximo dia 07 de dezembro (terça-feira), às 15 horas, no Auditório da Go Air – Escola de Aviação Civil para Pilotos de Helicóptero.


Durante a palestra, o Cmte Mansur apresentará detalhes e peculiaridades vivenciadas ao longo de mais de 30 anos de carreira como piloto de helicóptero. São mais de 10.000 horas de voo e um diversificado currículo, que inclui além do tradicional táxi aéreo e voos offshore, a operação de sismografia na Amazônia, 62 horas de voo e 12 dias de travessia da Costa Leste Americana, inspeções de linha de alta tensão e o trabalho no Canadá, incluindo o sobrevoo pelas montanhas rochosas do país.


Do início da carreira no final da década de 70, passando pelas dificuldades em acumular horas de voo até a presidência da Abraphe, a ideia, de acordo com Mansur é esclarecer dúvidas, dar dicas e mostrar as diferentes faces da profissão, desde as oportunidades abrangentes que se abrem no mercado hoje até as dificuldades, a responsabilidade e como a categoria está posicionada hoje no mercado. “O cenário é positivo, teremos a Copa de 2014, o pré-sal intensificando suas atividades e exigindo mão de obra nas plataformas, mas é preciso responsabilidade e qualificação para aproveitá-las. Espera-se que um piloto saiba como lidar com emergências que eventualmente possam ocorrer em seus voos”, esclarece Mansur.


Direcionada a pilotos, alunos, instrutores e ao público em geral interessado no tema, a palestra vem ao encontro da proposta de ensino da Go Air, voltada às doutrinas de segurança e à integração dos alunos e pilotos novatos com os mais experientes. “Temos como propósito formar aviadores capacitados para atender as necessidades do mercado. Mais do que a prática e as horas de voo, procuramos dar incentivos e oportunidades que possam contribuir com a formação do piloto como um todo para que ele entenda a responsabilidade da profissão e o quão a troca de experiência pode ajudar no dia a dia, especialmente quando o assunto é segurança de voo”, explica o diretor presidente da GO Air, Cmte Sérgio Zanchetta.


Sobre a Go Air

Reconhecida pelo foco do ensino nas doutrinas de segurança de voo, de acordo com as normas da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e da Robinson, maior fabricante de helicópteros do mundo, a Go Air - Escola de Aviação Civil para Pilotos de Helicóptero tem experiência na formação de mais de 400 pilotos de helicópteros em todo o Brasil.


Localizada no Campo de Marte, a Go Air tem como diferencial 700 m2 de área construída, o que inclui sala de piloto equipada com Cartas de Voo, computadores, conexão wireless e visão para o hangar e a oficina mecânica, auditório próprio para realização de treinamentos, seminários e palestras de relevância para a área, além de alojamento para acomodar alunos de todo o País. Além disso, conta com 1.200 m2 de pátio de manobras para assegurar maior segurança em pousos e decolagens e uma frota de 04 helicópteros Robinson 22 (R-22) destinada à formação dos pilotos de helicópteros.


Além da formação de pilotos, a Go Air também é especializada em táxi aéreo e manutenção de helicópteros. O Centro de Serviços Robinson da Go Air é referência no País e responde pela manutenção de 60% dos helicópteros da marca que voam hoje no Brasil. Com aproximadamente 22 funcionários, a Go Air mantém todo o seu trabalho e investimento focados na segurança de voo, em conformidade com as principais associações de helicópteros do mundo desde o início da expansão mundial dos helicópteros em meados de 1948.

PALESTRA “A Realidade da Carreira de Piloto de Helicóptero”

Palestrante: Presidente da Abraphe - Cmte Cleber Teixeira Mansur

Data: 07/12/2010 (terça-feira)

Horário: 15 horas

Local: Auditório da Go Air

Campo de Marte/Hangar da Go Air (Av. Olavo Fontoura, 1078, Setor C, sala 7)

Evento Gratuito

Inscrições até 06/12 pelo telefone (11) 2221 5498 e email paula@goair.com.br e goair@goair.com.br


Mais informações: www.goair.com.br / http://bloggoair.blogspot.com


Fonte: Go Air



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented