|

Parque de Material Aeronáutico de Recife recebe aeronaves Xavante






Após mais de 600 mil horas de voo e mais de 800 pilotos de caça formados, o projeto das aeronaves Xavante chegou ao fim na manhã do dia 3 de dezembro, sendo recolhidas ao Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF).

O cenário era de emoção. Às dez horas, as doze aeronaves Xavante do Primeiro Esquadrão do Quatro Grupo de Aviação (1º/4º GAV), sediadas na Base Aérea de Natal (BANT), foram finalmente recolhidas ao Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF). Comandantes, chefes e diretores das organizações militares da guarnição de Recife acompanharam a solenidade, que foi presidida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro-do-Ar Hélio Paes de Barros Júnior.

Durante a cerimônia, o Tenente-Coronel F. Mauro, comandante do 1º/4º GAv, apresentou a equipe de pilotos e mecânicos ao comandante do II COMAR e, em seguida, realizou a entrega da Guia de Movimentação de Aeronave (GMA) ao Diretor do PAMA-RF, Coronel Aviador Neubert, passando, definitivamente, os aviões de caça para a sua unidade central de manutenção.

O Suboficial Moacir Pedro da Silva, que desde 1973 trabalhava na manutenção do Xavante, não escondeu o que aquela solenidade representava para ele: “é uma emoção muito grande, boa parte da minha história está aqui. Nunca vou esquecer desse momento", disse.

Após quarenta anos formando pilotos de caça, elas agora poderão ser destinadas aos mais diversos fins, desde para compor um acervo de peças, até continuar sendo utilizada para novos projetos de voo. Até o momento, três delas ficarão à disposição do Grupo Especial de Ensaio em Voo (GEEV). Para as outras nove, o próximo passo será a alienação, momento no qual cada uma deixará de pertencer à Força Aérea Brasileira e passará a ser de responsabilidade de quem obtiver a autorização para portá-la.

Fonte: PAMA-RF



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented