|

Helibras entrega helicóptero para o Governo do Maranhão






Primeiro EC145 governamental é entregue no Brasil

Ele foi adquirido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, primeiro Estado a operar esse modelo para emprego policial

A primeira unidade do modelo EC145 configurada para missões policiais no Brasil será entregue nesta segunda-feira (13), em cerimônia em São Luiz do Maranhão.

Adquirido através de licitação promovida pelo governo do Maranhão, esta nova aeronave será utilizada em missões de transporte de tropa e cargas externas, intervenção rápida por rappel e fast rope, controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais e busca e resgate em qualquer ambiente.

O modelo EC145 é um helicóptero biturbina certificado para voo por instrumentos monopilotada. Está configurado com diversos acessórios para aplicação em missões policiais e de salvamento, como, por exemplo, gancho de carga, corta-cabos, separador de partículas, farol de busca, portas laterais corrediças, portas traseiras com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, dentre outros, como equipamentos de comunicação e rádio-navegação para vôo IFR, piloto automático com 3 eixos e sistema de GPS digital.

Com amplo espaço interno e excelente visibilidade, esse novo modelo no mercado brasileiro alia facilidade de manutenção e baixo consumo de combustível, dispondo ainda de grande autonomia de voo que lhe permite alcançar até 680 km. Em todo o mundo já existem mais de 300 unidades em operação em 32 países, com destaque para a Gendarmerie (França), Metropolitan Police (Londres) e US Army, para a qual se tornou aeronave padrão em todas as unidades daquele país para muitos tipos de missões (nos Estados Unidos chama-se UH-72ª Lakota)

No Brasil onde duas unidades já estão voando no mercado executivo e, ao todo, 5 já foram comercializadas - sendo esta a única para o segmento governamental até o momento – a aeronave, embora certificada para voos monopilotados, vem configurada para 2 pilotos, por exigência legal.

O helicóptero EC145 adquirido através de Pregão Presencial pelo governo maranhense apresenta dimensões e números de desempenho invejáveis: peso máximo de decolagem de 3.585 kg, carga útil de 1.793 kg, carga externa de 1.500 kg, capacidade 2 pilotos e 8 passageiros ou 9 policiais equipados, velocidade máxima de 268 km/h, velocidade de cruzeiro rápido de 246 km/h, alcance de 680 km, potência máxima de decolagem de 738 shp por motor, 2 turbinas Turbomeca Arriel 1E2, comprimento com rotores girando de 13,03 m, comprimento da fuselagem de 10,20 m, altura de 3,45 m e diâmetro do rotor principal de 11 m.

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 400 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2009, a empresa teve um faturamento de R$ 357 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br

Sobre a Eurocopter e a EADS

Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2009, a Eurocopter confirmou sua posição de líder no mercado de fabricação de helicópteros nos mercados civil e governamental, com um volume de vendas de 4,6 bilhões de euros, pedidos para 344 novos helicópteros e uma representação no mercado de 52% nos dois setores. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 25 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. Mais informações: www.eurocopter.com

A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, o Grupo, que inclui a Airbus, Cassidian e Eurocopter, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas no mundo todo.

No Brasil, a EADS mantém investimentos há mais de 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

Fonte: EADS

Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented