|

FAB realiza ensaio de medida de dose de radiação ionizante em tripulações






A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e com o apoio do Grupamento de Ensaios em Voo (GEEV), realizou o primeiro de uma sequência de voos de ensaio, na quarta-feira (08/12). O objetivo do experimento é mensurar a dose de radiação ionizante que incide em tripulações e instrumentação de aeronaves, produzida pela interação da radiação de origem cósmica com a atmosfera.

O primeiro voo foi realizado em uma aeronave VU-35A (Learjet) e foram utilizados instrumentos de medida ativos e passivos, pertencentes ao IEAv, bem como instrumentos cedidos por pesquisadores da Itália e Reino Unido, em regime de colaboração científica.

A instrumentação foi parcialmente desenvolvida no IEAv e calibrada no laboratório de pesquisas europeu CERN, em campos de radiação que simulam a condição de medida em altitudes de voo de aeronaves. O projeto está em andamento com recursos internos da FAB e pretende avaliar os perfis do equivalente de dose ambiental a bordo de aeronaves e também correlacionar os valores obtidos com a estimativa feita por meio de simulação computacional, em especial para a região abrangida pela Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS).

Um projeto mais amplo foi proposto ao fundo setorial aeronáutico, e do mesmo participarão pesquisadores de diversas instituições nacionais como IPEN e IRD (pertencentes à Comissão Nacional de Energia Nuclear) e colaboradores da ANAC.

Fonte: IEAv



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented