|

Embraer negocia venda de 20 jatos à Alitalia









Empresa brasileira pode ser beneficiada pelo atraso no projeto do avião da companhia russa Sukhoi.

REUTERS E DOW JONES NEWSWIRES.

A Embraer negocia a venda de 20 jatos regionais para a companhia aérea Alitalia. Ontem, o presidente-executivo da Alitalia, Rocco Sabelli, informou que a empresa aérea italiana desistiu do plano de comprar o jato regional russo Superjet e, em vez disso, fará leasing de 20 novos aviões da Embraer.

Ainda de acordo com Sabelli, a Alitalia receberá os aviões fabricados pela Embraer entre 2011 e 2012. A empresa brasileira disse, porém, que o acordo com os italianos ainda não estava fechado, apesar de ter confirmado as negociações. Segundo a Embraer, o mercado seria informado da assinatura do contrato "se e quando isso ocorrer".

Atrasos. O Superjet - projeto em que a russa Sukhoi tem participação majoritária e no qual a empresa italiana aeroespacial Finmeccanica detém uma fatia minoritária - tem sido atingido por uma série de atrasos no seu desenvolvimento.

"Nós preferíamos aquela opção (do Superjet) exatamente por causa do envolvimento de uma companhia italiana, e então nós adiamos nossa decisão (de compra) em entre seis e 12 meses", disse Sabelli. "Mas o problema fundamental é que até hoje (o avião da) Sukhoi não iniciou testes de voo. Um voo está previsto na Rússia para janeiro, mas ainda há incertezas sobre a data", acrescentou.

No começo deste mês, a Sukhoi disse que a companhia pretendia vender de 20 a 24 aeronaves para a Alitalia. O jato russo concorria com a Embraer e com a canadense Bombardier pelo acordo com a Alitalia. O Superjet é o primeiro novo avião de passageiros produzido na Rússia desde o colapso da União Soviética, em 1991.

Sabelli também disse que espera que a Alitália reduza pelo menos à metade seu prejuízo operacional neste ano. Em 2009, as perdas somaram cerca de 274 milhões.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented