|

Caos nos EUA deve durar até o Ano Novo









País teve cerca de 7.000 voos cancelados desde domingo devido a nevasca e luta para regularizar tráfego aéreo.

No maior aeroporto de Nova York, o JFK, o lixo se acumulava e faltava papel higiênico nos banheiros femininos.


Alvaro Fagundes.

Os aeroportos de Nova York e da Costa Leste dos EUA já voltaram a funcionar, mas, com tantos voos atrasados após ficarem quase dois dias sem operar, a situação deve continuar caótica ao menos até o Ano Novo.

Mais de 4.500 voos foram cancelados na região (e 7.000 em todo o país) desde o início da neve, no domingo. Apesar da promessa dos aeroportos de operar mais rápido que o normal, eles funcionaram ontem com capacidade reduzida (devido à neve), e a demanda é muito grande.

A situação é agravada pelo fato de os aviões andarem mais lotados que a média pelas festas de fim de ano.

Mesmo que os primeiros aviões tenham começado a decolar de Nova York na noite de anteontem, a situação ontem para quem ainda esperava voo não parecia muito diferente das horas em que a sexta pior nevasca da história da cidade impedia o funcionamento dos aeroportos.

Em Boston e na Filadélfia, a situação não era diferente, com os aeroportos tentando compensar o tempo perdido.

No JFK, o principal aeroporto de Nova York, as pessoas continuavam deitadas no chão, tentando descansar das longas horas de espera. Havia muito lixo pela parte da manhã, e banheiros femininos não contavam mais com papel higiênico.

A médica Rosangela Freire e sua filha, a estudante de medicina Heloisa Marconato, de Echaporã (SP), estavam no JFK desde as 5h30 de anteontem, esperando para voltar para São Paulo.

A promessa da Copa Airlines era a de que elas e os demais passageiros sairiam às 4h30 de ontem. Mas, após quatro cancelamentos, às 10h, foram avisadas de que teriam de passar mais 24 horas no aeroporto, sem ajuda de custo e sem informações da empresa aérea.

Mas não era só quem pretendia sair de Nova York que sofria com os transtornos. Houve ao menos quatro casos de aviões que pousaram no JFK e cujos passageiros não puderam desembarcar por pelo menos cinco horas.

No pior dos casos, passageiros da Cathay Pacific vindos de Vancouver (Canadá) esperaram mais de 11 horas para desembarcar. Problemas semelhantes ocorreram com voos da British Airways e da Aeroméxico.

A explicação oficial é que as companhias pousaram no aeroporto sem checar com os terminais se havia espaço para as aeronaves.

RÚSSIA

O clima também tem atrapalhado a situação dos turistas em Moscou.

Segundo a Associação Russa de Turismo, cerca de 20 mil passageiros tiveram seus voos atrasados nos últimos três dias, devido à chuva congelante e aos blecautes, que têm prejudicado o funcionamento dos aeroportos.

A situação -com passageiros reclamando de falta de informação, de escassez de alimentos e de perda de bagagem- levou promotores a investigarem o caso.

Neve ainda afeta voos entre Brasil e EUA

DE SÃO PAULO

As condições meteorológicas continuaram a afetar os voos entre Brasil e Nova York ontem. Desde o fechamento dos três maiores terminais aéreos de Nova York até a tarde de ontem, foram cancelados pelo menos 14 voos que fariam o percurso.

Destes, sete voos da TAM, quatro da American Airlines, um da Continental Airlines e dois da Delta Airlines.

Apesar de os voos estarem aos poucos sendo retomados, a Continental, a TAM e a Delta Airlines- companhias aéreas que fazem a rota- tiveram quatro voos que partiriam do Brasil aos EUA cancelados ontem.

De acordo com a Continental, seu voo que partiria de Guarulhos ontem para o aeroporto de Newark foi cancelado porque um voo que estava atrasado saiu no lugar do que deveria partir.


A assessoria da Delta não informou quantos voos entre Brasil e EUA foram cancelados. Segundo a Infraero, ontem foram dois da companhia.

Todas as outras partidas para os EUA estavam previstas. A TAM, que ontem disponibilizou três voos extras, terá hoje mais dois para ajudar a desafogar a fila de espera.

De acordo com a United, todos os seus voos com origem nos EUA chegaram ao Brasil na manhã de ontem, muitos com atrasos.


O voo que era previsto para chegar em São Paulo às 10h15 acabou aterrissando somente às 13h20.

Segundo a American Airlines, todos os voos provenientes dos EUA aterrissaram, um deles com quase três horas de atraso.


Todos os voos da TAM, de acordo com a própria companhia, chegaram ao Brasil, apesar de atrasos.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented