|

Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça encerra Ano de Centenário do Brigadeiro Nero Moura






Sobrevoo de aeronaves F-5, formatura e encontro de gerações de caçadores marcaram as comemoração do 67º aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA). A solenidade foi realizada na tarde da segunda-feira (13) na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia também marcou o encerramento das solenidades do Ano de Centenário do Brigadeiro-do-Ar Nero Moura, primeiro comandante do 1º GAVCA.

"O Brigadeiro Nero, como primeiro comandante do Grupo, foi quem estipulou a missão de transformar a experiência do Grupo de Caça na Guerra na doutrina que norteou a formação da nossa aviação. Os valores trazidos por Nero Moura foram perpetuados pelos veteranos que hoje estão aqui presentes e que balizaram toda a formação dos caçadores atuais", destaca o comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Fernandes Santos.

Nas solenidades estavam presentes os Majores-Brigadeiros-do-Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos e Rui Moreira Lima. Os veteranos da 2ª Guerra Mundial descerraram a placa comemorativa ao Centenário do Brigadeiro Nero Moura. "Esse dia de hoje é muito importante para mim. Tive um infarto há 15 dias e, mesmo contrariando os médicos, decidi vir porque hoje não é um dia normal, é o aniversário do grupo de caça", ressaltou o Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima.

O aniversário do Grupo de Caça também foi uma oportunidade para que os novos caçadores pudessem absorver conhecimentos e experiência dos aviadores que combateram na 2ª Guerra. O Brigadeiro Rui Moreira Lima lembrou a dedicação dos militares que estão atuando na defesa aérea da Região Norte. "Já se pode hoje olhar para lá e ver três unidades de Caça com uma mocidade altamente profissional sobrevoando a Amazônia e impondo, através da sua presença, a nação, a nacionalidade brasileira".

Também participou da cerimônia o Major da Força Aérea Americana, John William Buyers. Nascido na cidade de Juiz de Fora (MG) e filho de um casal de americanos, ele possui dupla cidadania e atuou como Oficial de Ligação entre a USAF e FAB. Para ele, o aniversário do Grupo de Caça é um momento de relembrar momentos históricos. "A FAB foi a minha Força Aérea porque o Pentágono queria que o Brasil fosse um grande sucesso e de fato nós fomos um grande sucesso".

A solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e de Oficiais-Generais da FAB. Na programação, ainda foi realizada a doação, pela Associação Brasileira de Pilotos de Caça, representada por seu presidente Major-Brigadeiro-do-Ar Lauro Ney Menezes do quadro "Jambock 1 – Aeronave de Combate". Também foram condecorados Graduados e Praças com o Distintivo Operacional, por tempo de serviço em unidade de Caça. Além disso, foram homenageados o Piloto mais eficiente e o Graduado e o Praça Padrão.

A programação foi encerrada com a inauguração da Sala "Graf Zeppelin", localizada no Cassino dos Oficiais da BASC e que faz menção ao passado da Base Aérea. No local onde hoje ela está instalada, foi operado o dirigível de mesmo nome, na década de 30. A Sala Histórica traz uma réplica do Zeppelin, além de imagens e informações sobre sua operação.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented