|

Aeroportos: Criação de novas rotas desafoga os grandes terminais









Linhas desviam movimento de aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília, os mais movimentados do país.

Fabio Freitas e Vitor Sion.

As novas rotas criadas por companhias aéreas que não lideram o mercado do setor têm ajudado a desafogar os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, os mais movimentados do país.

Essa consequência não era intenção das empresas, mas diminui o número de passageiros e aeronaves nesses centros, afirma Humberto Bettini, economista da Unicamp e pesquisador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).


Cada rota tem dois tipos de passageiros: os que permanecem no destino do voo e aqueles em trânsito, que irão para uma terceira cidade. Segundo Bettini, as ligações recém-criadas tiram parte desse segundo tipo dos aeroportos centrais.

Entre as linhas que geram o efeito estão Belo Horizonte-Curitiba, coberta por três empresas, e Goiânia-Porto Alegre, por uma.

Com voos diretos saindo da capital mineira, o empresário Lenini Lamounier economiza até duas horas para ir a Porto Alegre ou Campo Grande. Ele diz que é um transtorno quando há escala.

Já o diretor de política de aviação civil do Ministério da Defesa, Fernando Soares, minimiza esse impacto. "Diminui o tráfego nos aeroportos centrais, mas o crescimento da demanda é mais rápido."

A criação de novas rotas faz parte do desenvolvimento da aviação regional no país, na medida em que as empresas aéreas buscam mercados pouco atendidos.

A tendência é de crescimento do número de cidades com voos regulares, afirma Soares. De abril a novembro deste ano, o número passou de 121 municípios para 130.

Com o aumento, mais aeroportos se tornaram centros de distribuição de voos, caso de Belo Horizonte e Goiânia. Principais responsáveis pelo fenômeno, as menores companhias ampliaram a participação no mercado de 13,4% para 18% em um ano.

O governo discute criar medidas para estimular o setor, como subsídios para rotas de menor demanda e tarifas especiais em aeroportos de baixa densidade.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented